Já é Primavera no Museu Histórico e Geográfico, com as cores de Nany People

Exposição homenageia a atriz e humorista, dentro da 17ª Primavera dos Museus

As cores e os leques de Nany People tomaram conta do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Desde a tarde da última terça-feira (19), o brilho da atriz e humorista pode ser visto na exposição “Nany: um leque de histórias”, que será realizada nesta terça-feira, 19 de setembro, às 14h, dentro da programação da 17ª Primavera dos Museus.

A exposição, que fica em cartaz na Sala de Exposições Temporárias Nini Mourão até o dia 19 de outubro, marca a participação do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas na 17ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. A mostra reúne objetos pessoais e os deslumbrantes figurinos – marca registrada da artista, com destaque para os saltos altíssimos e até mesmo capinhas de celular personalizadas.

Registros em vídeo, como o desfile da Escola de Samba Vivaldinos da Vivaldi de 2013, com o enredo “A Vivaldinos canta e conta Nany People – a mulher que se auto fez”, entrevistas e participações em eventos também ajudam a contar a história da atriz, humorista e repórter Nany People, considerada uma referência da comunidade LGBT+ na região. Natural da cidade de Machado/MG, Nany é condecorada com o Título de Cidadania Poços-Caldense e também recebeu a Comenda Dom Pedro II, em alusão ao sesquicentenário do município.

Sua força, personalidade, talento e carisma estão representados na exposição, por meio de seus suntuosos figurinos, dos quais se destacam os seus icônicos leques, vestidos e sapatos. A equipe do Museu Histórico e Geográfico esteve em São Paulo/SP com a homenageada em busca das peças que compõem a mostra.

“Convidamos a todos para que prestigiem a exposição que reverencia a trajetória desta artista tão cara a Poços de Caldas, em total consonância com a temática escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus para esta edição da Primavera dos Museus, iniciativa que visa exatamente mobilizar os museus para que desenvolvam programações especiais que aproximem esses espaços da comunidade local”, ressalta a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Nanci de Moraes.

Primavera de Museus
A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus que acontece todo ano, no início da estação homônima, com um tema diferente para nortear as atividades dos museus, além de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Neste ano, a iniciativa visa estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.