José Rezende Filho, de “Tonico” e “Tonico e Carniça”, é o indicado desta semana da Série Vaga-lume

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Nesta semana, o autor da série indicado é José Rezende Filho que, certamente, usou muitas das próprias lembranças de infância para criar seu personagem mais famoso: Tonico. Nascido no Recife, em 1929, José Rezende Filho cresceu no interior de Pernambuco, só retornando à capital do estado com 17 anos.

Iniciou sua atividade literária ao fundar a revista A capital. Até os 20 anos, escreveu contos e romances que permaneceram inéditos por muitos anos. Morou no Rio de Janeiro e, posteriormente, passou a trabalhar como jornalista e funcionário público em Brasília. Tonico, seu romance para o público jovem, estreou em 1977, mesmo ano em que o escritor faleceu.

O escritor piauiense Assis Brasil recolheu as anotações do autor de Tonico, respeitou o estilo do amigo e, no ano de 1982, publicou Tonico e Carniça, a continuação do primeiro romance infantojuvenil de José Rezende Filho.

Tonico – José Rezende Filho
Depois da morte do pai, a vida mudou completamente para Tonico. O menino precisou trabalhar e acabou descobrindo que o mundo dos adultos não era nem um pouco interessante. Ele queria ser livre como Carniça, seu melhor amigo e, para isso, estava disposto a tudo. Em Tonico, você vai ficar conhecendo dois garotos simpáticos e corajosos, sempre prontos a enfrentar as surpresas que a vida reserva para cada um de nós. Numa história envolvente, em que se unem ação e emoções, José Rezende Filho revela que o cotidiano também pode ser uma aventura extraordinária. Venha se juntar aos dois amigos e partilhar suas experiências, sentimentos, brincadeiras. Você vai notar que o fato mais banal pode se tornar fantástico, dependendo da maneira como se olha para ele.

Tonico e Carniça – José Rezende Filho/Assis Brasil
Tonico ganhou de seu tio uma cadeira de engraxate. O menino precisa arrumar dinheiro para ajudar a mãe nas despesas de casa. Mas ele não quer trabalhar sozinho e convida Carniça para ser seu sócio. Juntos, os dois vão viver momentos emocionantes neste romance em que José Rezende Filho e Assis Brasil retomam dois personagens de grande sucesso que apareceram em Tonico. Em Tonico e Carniça, você não vai encontrar heróis fantásticos, com poderes sobrenaturais, vivendo as mais extravagantes peripécias. Ao contrário, são meninos comuns que precisam enfrentar os dramáticos desafios do cotidiano. Você vai se emocionar com essa dupla de garotos decididos que lutam para se integrar à sociedade.

Os livros estão disponíveis para empréstimo nas Bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi e Marcus Vinicius de Moraes. Confira os endereços e horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.