Julho Fest – é isso que Poços de Caldas veste!

Festival de Inverno, que teve início nesta sexta-feira, é integralmente dedicado à memória do ator Roni Mocchegiani, falecido no último dia 30

“Julho Fest, é isso que Poços de Caldas veste. Arte, igualdade, amor, respeito, diversidade e valor”. A música tema do Julho Fest 2022 resume com precisão a proposta para a 26ª edição do mais aconchegante Festival de Inverno de Minas Gerais. Depois de dois anos paralisado por conta da pandemia da Covid-19, o Julho Fest começou a se espalhar pelas ruas, praças e os mais diversos espaços públicos da cidade, na noite desta sexta-feira, 8 de julho, com uma abertura oficial multilinguagens feita por, para e com os artistas locais, valorizando o que Poços de Caldas tem de melhor, nesta edição comemorativa dos 150 anos da cidade: a arte do seu povo.

Inaugurado em 1929, o monumento “Minas ao Brasil”, icônico patrimônio da Praça Pedro Sanches, voltou a presenciar a alegria do encontro dos artistas com seu público e da arte com seus palcos. Mais que isso, sentiu a vibração dos tambores de Minas, com as nossas congadas capitaneadas por Dona Orlanda da Conceição, mestra da Cultura Popular que, aos 94 anos, abriu os caminhos para a programação do Julho Fest 2022.

Apresentação musical de abertura reuniu diversos artistas locais

Pernas de pau, pirofagia, malabares, o humor das “Desvairadas” Leopolda, Elvira, Dorotéia, Dolores e Danette (de Clisthenis Betti, Adriano Franco, José Luiz Loiola, Dema Mello e Luiz Munhoz), viola caipira com triângulo, rap com banda, rock com forró, numa grande quadrilha que uniu artistas e público na alegria do reencontro, numa festa de abertura especial e única, pensada para representar a diversidade da produção artística local. Uma pequena amostra do rico mosaico cultural que Poços de Caldas guarda, na música, na dança, no circo, nas artes visuais, nas artes integradas, nas manifestações tradicionais.

Com concepção artística de Lavínia Du Valle e Marianna Gonçalves, além das apresentações multilinguagens, a abertura oficial do Julho Fest contou com um show musical preparado especialmente para a ocasião, com uma banda de luxo formada pelos renomados músicos Alexandre de Almeida, Rafael Du Valle, Eduardo Sueitt e Rodrigo de Almeida, que receberam os cantores Nana Ferreira, MB2, Anderson Martins, Ricardo Malabi e Natália Diniz.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas participou da abertura do Julho Fest 2022 e destacou a diversidade e a força da cultura local. “Só desejar sucesso, muita arte, muita cultura, muito riso. Obrigado, artistas de Poços! Temos muito orgulho de vocês”, discursou.

“De hoje até dia 24, a cidade vai respirar e viver a arte e a cultura de Poços de Caldas, com 100% de artistas locais. Esta abertura é do nosso jeito porque este é o Julho Fest da igualdade, da diversidade, de várias cores e de várias formas, porque assim é a vida e é a nossa cidade: plural, diversa, diferente”, destacou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. “Nossos agradecimentos ao prefeito Sérgio e ao vice Júlio, que nos proporcionam a oportunidade de criar e de fazer”, ressaltou.

Antes do show de abertura, no mesmo palco, foi a vez do espetáculo de Artes Integradas “Elas”, com música, circo, dança e poesia, com IsadBob, Giu Martins, Gabi Lopes, Be Padu, Carol Carmelito, Tamiris Alves e Lo Firmino.

Vice-prefeito Júlio César de Freitas destacou a diversidade e a força da cultura local

Música tema
Durante a abertura, foi apresentada também a música tema do Julho Fest, composta pelo músico Anderson Martins, em parceria com o artista MB2, que criou parte da letra em rap. Com arranjos do produtor musical Deivid Santos, a gravação conta com a participação de diversos artistas locais na interpretação, como Raquel Mantovani, Nathália Diniz, Nana Ferreira, Tine Taga, Nego Moura, Giovani e Denilson, Ricardo Malabi, MB2 e o próprio Anderson Martins. Em breve, a canção estará disponível nas plataformas digitais de música.

O artista, que compõe quase que diariamente, fez uma música para o festival e apresentou para a equipe da Secult, gratuitamente, como um presente para Poços de Caldas. A partir daí, indicou outros artistas parceiros que também já constavam da programação do Julho Fest para participar da gravação, buscando diversidade de estilos e vozes para interpretar a canção.

Roni Mocchegiani presente
A 26ª edição do Festival de Inverno Julho Fest será integralmente dedicada à memória do querido ator Roni Mocchegiani, que faleceu no último dia 30 de junho, aos 48 anos, depois de uma dura batalha contra um câncer no cérebro.

Durante a abertura do Julho Fest 2022, o palco foi iluminado com imagens de Roni Mocchegiani em diversos trabalhos

Ator e produtor cultural, Roni Mocchegiani teve participação fundamental no Julho Fest nas últimas duas décadas, em diversos espetáculos teatrais e projetos culturais. De 2003 a 2010, capitaneou o inesquecível projeto de contação de histórias “Ler o Mundo”, pela Cia. Máscaras Vivas, além do Ônibus da História, que continua presente na programação do evento.

Durante a abertura do Julho Fest 2022, o palco foi iluminado com imagens do ator em diversos trabalhos. “Esta edição do Julho Fest será integralmente dedicada ao nosso querido Roni, que hoje brilha em outro lugar. Não vamos pedir um minuto de silêncio, mas sim muitos aplausos. Obrigado, Roni, por ter trazido tanta alegria a tantas pessoas durante tanto tempo”, disse o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

A programação completa do Julho Fest 2022 pode ser acessada no link bit.ly/programacaojulhofest e no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br.