Leia Mulheres Negras desta semana indica Buchi Emecheta

Em Poços de Caldas, o Sistema de Bibliotecas Públicas está participando ativamente da campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais. Todas as terças-feiras, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma autora negra, proporcionando aos leitores a oportunidade de valorizar e apoiar a diversidade na literatura.

Nesta semana, a autora selecionada para a indicação é Buchi Emecheta. Nascida no ano de 1944 em Yoruba de Lagos, cidade nigeriana, Emecheta sempre foi apaixonada pelas histórias contadas pelos mais velhos. Noivou-se aos 11 anos e com 16 ela vivia um casamento infeliz, abusivo e violento com dois filhos. Foi assim que se mudou para Londres onde completou a família com mais 3 filhos e passou a trabalhar em um biblioteca enquanto estudava a noite. Com todo esse esforço a autora conquistou um bacharelado em Sociologia, mestrado e doutorado em Educação na Universidade de Londres.

Seus mais de vinte livros tratam em geral das pressões sociais sobre as mulheres africanas. Seu primeiro romance, In the ditch (No fundo do poço), de 1972, retrata suas experiências, já que acompanha a história de Adah, uma jovem nigeriana que vive uma infância sofrida na área rural e após a morte de sua mãe muda-se para a grande cidade. O livro aborda temas como desigualdade de gênero, casamento arranjado, maternidade e a busca por independência e identidade. Por outro lado, “Cidadã de Segunda Classe” (1974) conta a história da mesma protagonista, em busca de uma vida melhor em Londres. A obra explora as dificuldades enfrentadas por Adah como uma imigrante negra em uma sociedade estrangeira, incluindo o racismo, a desigualdade e a luta pela igualdade de direitos. Sob outro enfoque, The joys of motherhood (As alegrias da maternidade), de 1979, seu título mais irônico, acompanha uma protagonista que coloca expectativas de felicidade e aprovação social na gravidez, mas na verdade enfrenta muitos desafios e sacrifícios durante esse período.

Buchi Emecheta possui livros com identidade, complexidade e expectativas de superação da discriminação. As obras As alegrias da maternidade, Cidadã de Segunda Classe e No fundo do poço estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca.

Não deixe de conferir as indicações do @bibliotecaspublicasdepocos no Instagram.

Leia Mulheres Negras!

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30.