MAIO AMARELO | AÇÕES MOSTRAM UNIÃO DE FORÇAS EM PROL DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Poços de Caldas por meio da secretaria da Defesa Social, realizou a campanha do “Maio Amarelo” que é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, busca sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Foi realizada palestras em escolas e creches do município, com o intuito de abordar este tema desde os mais jovens, para mostrar a importância dos cuidados no trânsito. Além do stand no Hospital Santa Casa com ações de segurança no Trânsito, distribuição de mudas com o Horto Municipal e blitz realizada pelo DER e agentes de Trânsito.

O tema deste ano foi “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução n.º 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.

Segundo o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, durante todo o mês de maio, realizamos a prevenção a campanha educativa, para dar destaque à importância da educação no trânsito. “Este mês é um dos mais importantes para a Defesa Social, sendo que um dos pilares é a educação no trânsito.”

RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO

Os acidentes e mortes no trânsito ainda são uma realidade alarmante no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade na totalidade.

É necessário adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes.

Completa que as leis em níveis nacional, estadual e municipal que relacionam à direção sob efeitos do álcool, uso de cinto de segurança, limites de velocidade, capacetes e sistemas de retenção para crianças devem ser cumpridas e, assim, resultar na redução das mortes e lesões no trânsito.