MAIO AMARELO | Blitz Educativa é realizada com enfoque na segurança no trânsito

Foi realizada nesta sexta-feira (06), em frente a sede da Guarda Civil Municipal, na Estação Fepasa, uma Blitz Educativa em alusão ao Maio amarelo. A iniciativa desenvolvida pela secretaria de Defesa Social, contou com a parceria de diversos órgãos que se fizeram presentes na oportunidade. A PRE (Polícia Militar Rodoviária), o Horto Municipal, a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e o Sest/Senat, desenvolveram ações de conscientização junto à população.

Foi realizada panfletagem de educação no trânsito e distribuição de mudas por parte de equipe do Horto Municipal.

O Maio Amarelo, movimento que é desenvolvido anualmente neste período do ano, tem como objetivo colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos:

• órgãos de governos,
  • empresas,
  • entidades de classe,
  • associações,
  • federações,
  • sociedade civil organizada.

O tema do Maio Amarelo 2022, campanha desenvolvida pelo Ministério da Infraestrutura e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), é “Juntos salvamos vidas”, e o objetivo, conforme o governo federal, é reduzir acidentes de trânsito e evitar mortes.

No âmbito nacional segundo dados da Polícia Rodoviária Federal em 2020, foram 63.578 acidentes nas rodovias federais, resultando em 71.511 pessoas feridas e 5.293 mortas. Já em 2021, foram registrados 64.518 acidentes, com 71.804 pessoas feridas e 5.393 mortas.

Só no primeiro trimestre de 2022, ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, o que corresponde a 23% do total do ano anterior.