Mais de 50 cadastros para emissão da CIPTEA já foram registrados em Poços

Cadastro pode ser realizado online ou presencialmente na secretaria de Saúde.

Em duas semanas já foram registrados o total de 55 cadastros para emissão da Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (CIPTEA), deste total seis já estão ativas e as demais estão em análise pela equipe da secretaria de Saúde.

O presidente da Junta Reguladora da Rede de Atenção à pessoa com deficiência, João Carlos Naldoni Júnior falou sobre o processo do cadastro. “A Junta Reguladora é encarregada de aprovar os processos de emissão da CIPTEA, a aprovação é bem rápida e facilita muito o acompanhamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista dentro não só da rede de saúde como também educação e promoção social entre outras. O sistema é fácil e bastante intuitivo, basta anexar toda a documentação exigida.Também é muito importante a atenção na digitação de dados pessoais que sempre são conferidos e em caso de inconformidade também impedem a emissão.”

A emissão da CIPTEA cumpre a lei municipal 9.408 e seu funcionamento teve início no início em fevereiro. O sistema foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Comunicação Social, e segue os requisitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

O sistema, para a solicitação da carteira e emissão, pode ser acessado através do Descomplica Poços junto ao setor de serviços, no quadro “Carteira de Identificação da Pessoa com TEA” ou diretamente pelo link:https://descomplica.pocosdecaldas.mg.gov.br/ciptea/

Camila é presidente do “Instituto A”. (Apoio, Acolhimento, Autismo e Amor)

Após o cadastro e aprovação da secretaria de Saúde, a carteira pode ser impressa ou baixada pelo próprio solicitante, e a partir daí continua a garantia de direitos da pessoa com TEA. Por lei, a carteira tem validade de 5 anos, a depender do quadro de cada um dos solicitantes, podendo ser renovada.

Camila Nogueira, presidente do “Instituto A” (Apoio, Acolhimento, Autismo e Amor) e mãe do Miguel de 16 anos, falou sobre a importância emitir a CIPTEA em Poços. “Facilitou muito o fato de todo o processo poder ser realizado online, tendo em vista que muita das vezes as mães encontram dificuldades em sair de casa com as crianças. É super fácil de acessar e realizar o cadastro e fica pronto muito rápido. Vale ressaltar que a carteirinha do município de Poços tem validade em todo o país. Outro fator muito importante é que o cadastro para a carteirinha proporciona informar quantas pessoas com autismo residem na cidade e com isso, ajudar na criação de políticas públicas e na atenção das demandas desse público.”

As pessoas que preferirem realizar a emissão de forma presencial, podem também se dirigir ao setor de protocolo da Prefeitura (Av. Francisco Salles, 343 – Centro), e realizar o pedido, contendo a cópia dos documentos elencados.