Mutirão de catarata acontece neste sábado (09)

Neste sábado (09), a secretaria de Saúde por meio de uma clínica terceirizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião Alto Rio Pardo – Cismarpa realizou um mutirão de cirurgias de catarata.

Foram 80 cirurgias agendas, sendo 40 pacientes no período da manhã e 40 pacientes no período da tarde.

A realização das cirurgias foi viabilizada através de recebimento de emenda parlamentar.

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi falou sobre a oportunidade de oferecer a cirurgia a população. “Foi muito gratificante e emocionante  presenciar esse momento. Essas cirurgias mudam a qualidade de vida das pessoas e traz  realização para a secretaria de Saúde.”

A catarata pode ser congênita (de pais para filhos), causada por diabetes ou pelo uso de determinados medicamentos, mas a principal incidência ainda é verificada em pessoas com mais idade, como parte do processo de envelhecimento do organismo.

Estiveram acompanhando o mutirão nesta manhã  o secretário de saúde Carlos Mosconi; a diretora do setor de Controle e Avaliação Elisandra Souza Pizzol e a Diretora Administrativa e Financeira, Welles Meire Cava.

Outro mutirão já está agendado para acontecer no próximo sábado (16).