#NÃOAGLOMERE | Mesmo com sistema de saúde sobrecarregado aglomerações continuam em Poços

Duas graves ocorrências de aglomerações foram registradas neste fim de semana (10 e 11/04), em Poços de Caldas. Mesmo com o sistema de saúde sobrecarregado e até com lista de espera para leitos de UTI Covid-19, muitas pessoas insistem em se aglomerar e colocam em risco as suas próprias vidas e a de terceiros.

No Parque Ecológico, na Zona Sul de Poços, um vídeo que circula as redes sociais, flagrou várias pessoas aglomeradas no espaço. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos o espaço está fechado ou seja, todas as pessoas invadiram o local. A secretaria registrou nesta segunda-feira (12), vários pontos onde o alambrado do espaço foi cortado.

Imagem capturada do vídeo que circula nas redes sociais.

Além do Parque Ecológico, outra ocorrência em destaque neste fim de semana, foi no Complexo do Cristo Redentor. Guarnições policiais e a equipe municipal de fiscalização compareceram no local. Foram flagrados aproximadamente 300 veículos  no local e mais de 1.000 pessoas estavam aglomeradas ao longo da estrada de acesso à Rampa e no interior da Rampa de Voo Livre.

Segundo a Polícia Militar mesmo com a chegada das viaturas muitas pessoas ignoraram as ordens para que deixassem o local, sendo necessário a utilização de granadas de efeito moral de gás lacrimogêneo. Somente após essa ação policial foi possível fazer com que as pessoas deixassem o local.

O acesso à Rampa está fechado, mas as pessoas ainda assim insistem em frequentar o ponto de forma proibida. “Infelizmente ainda falta conscientização. Temos uma equipe de fiscalização muito empenhada, mas não dá para barrar tudo que ocorre se a população não colaborar. Recrutamos 7 novos profissionais para a fiscalização, mas ainda assim necessitamos da colaboração de todos”, aponta o secretário de defesa social, Rafael Tadeu Conde Maria.

Foto: Polícia Militar

Atualmente, assim como já tem sido amplamente noticiado em Poços, todos os 73 leitos de UTI Covid-19 estão ocupados e também, ocupação máxima nos leitos disponíveis do Hospital de Campanha. “Não é aceitável que as pessoas se aglomerem em um momento como este. Além da ocupação máxima nos leitos locais, toda a região também está comprometida e já existem pessoas na lista de espera para internação. Não depende apenas da prefeitura, todos precisam colaborar com as medidas contra a disseminação do vírus.” Finaliza o secretário de saúde, Dr. Carlos Mosconi.

Recentemente a prefeitura lançou a campanha #NÃOAGLOMERE, para que todos possam contribuir neste momento crítico da pandemia.

Denúncias
Além do e-Ouve, denúncias podem ser feitas por meio do 190 da Polícia Militar ou dos telefones 153 e 3697-2345 do serviço de plantão da Guarda Municipal.

Plantão telefônico
A Secretaria Municipal de Saúde também atende em regime de plantão telefônico, pelo número 3697-5973.