No Dia Mundial de Luta contra a Aids, Saúde lança campanha “Saúde com informação, Poços + Prevenção”

A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas inicia nesta sexta-feira (1º), uma campanha municipal de prevenção ao HIV/Aids. O lançamento ocorre no Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Na sexta-feira (1º) será o lançamento da Rede Municipal de Politicas Públicas de Prevenção às IST’s e HIV/AIDS de Poços de Caldas que terá como objetivo, a participação social nos programas e projetos dirigidos à prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e HIV/Aids, em Poços de Caldas.

Do dia 1º até o dia 09, uma vasta programação foi elaborada pelo Programa Municipal de IST/AIDS. Serão montados postos educativos, além de palestras e trabalhos de prevenção e os mutirões. Focando na ampliação da disponibilização da Profilaxia Pré-Exposição (Prep) ao vírus do HIV, que consiste no uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus, e à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao vírus do HIV, consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas já expostas ao risco.

Tanto a PEP como a Prep são métodos de prevenção que não substituem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Programação

01/12 às 10h – Lançamento da Rede Municipal de Políticas Públicas de Prevenção às IST’s/AIDS, no SAE/CTA – Rua Pará, 284

02/12 8h às 14h: Rua Assis Figueiredo, frente ao Itaú

03/12 das 8h às 12h: Pedágio na Estação Fepasa

05/12 de 8h às 12h: Hospital da Zona Leste,

06/12 de 8h às 12h: Núcleo de Especialidades Zona Sul

07/12 de 8h às 12h: UBS Vilas Unidas (Zona Oeste)

09/12 das 8h às 14h: Parque Municipal Antônio Molinari

O principal objetivo da campanha é conscientizar e informar sobre as formas de se proteger da infecção na população mais jovem. Isso porque o novo boletim revela que há maior concentração dos casos de HIV/AIDS, em pessoas com idade entre 25 e 39 anos.”, disse Coordenadora do Programa IST/AIDS – Sirley Oliveira.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o CTA/SAE realizarão ações de conscientização e, também, testagem da população. A orientação é para que o munícipe procure a Unidade mais próxima de sua residência, para se informar a respeito da realização do teste rápido.

Atualmente, o Programa Municipal IST/Aids realiza cerca de 200 testes rápidos por mês na cidade, sendo referência para os municípios da região. São realizadas 350 consultas médicas especializadas por mês, 100 atendimentos de psicologia e serviço social e 200 exames para controle de HIV/Aids.

Segundo o Ministério da Saúde, 960 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, desses, cerca de 727 mil estão em tratamento.