No Dia Nacional de Combate ao Fumo Saúde comemora sucesso com os grupos de tabagismo

As equipes de Estratégias de Saúde da Família – ESF’s do bairro Itamaraty e São José estão com um grupo de tabagismo, com foco na cessação do fumo.

Na unidade do bairro Itamaraty, foram 05 pessoas que participaram das reuniões e todas obtiveram sucesso em parar de fumar. Já na unidade do bairro São José, 09 pessoas participaram e 06 conseguiram suspender o uso de tabaco.

Foram 04 reuniões semanais no primeiro mês, duas reuniões quinzenais e uma no mês de agosto.

A enfermeira da ESF Itamaraty, Aline Loures falou sobre a necessidade de realizar o grupo. “É extremamente gratificante e motivador trabalhar com o grupo de tratamento do tabagismo pois é uma metodologia eficaz e que dá resultado. Poder acompanhar a evolução e empenho dos pacientes e contribuir para que eles consigam alcançar seu objetivo de parar de fumar é uma felicidade para nós profissionais.”

De acordo com a enfermeira da ESF São José, Júlia Caroline Silva, a abordagem em grupo é essencial para o compartilhamento de vivências, dificuldades e desafios e dessa forma atuar em consonância ao tratamento medicamentoso. “Assim, buscamos garantir o sucesso do tratamento a longo prazo”, finalizou.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A data foi instituída pela Lei nº 7.488/1.986.