Novos membro do CONPEDE tomam posse em Poços de Caldas

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (03), com a presença do vice-prefeito Júlio César de Freitas,a posse dos novos membro do Conpede (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Poços de Caldas, e conforme determina a Lei nº8.260, de 16 de agosto de 2006, foi também publicado no Diário Oficial do Município (DOM), os nomes dos novos membros titulares e suplentes. A deliberação consta na Ata da Reunião Extraordinária realizada no dia 15 de dezembro de 2021, pelo conselho e a publicação ocorreu no dia 15 de dezembro de 2021 (Acesse o arquivo publicado no DOM aqui.)

O novo presidente do Conpede, recém empossado André Luiz Marinho de Lúcia, comentou a importância dos serviços do conselho e essa dinâmica apresentada com a eleição. “É com bastante orgulho e com profundo sentimento de responsabilidade que assumi a presidência do Conpede. Desafio esse que só aceitei por ter a plena convicção de que não estarei sozinho, contarei com o apoio dos demais componentes que aceitaram dividir comigo a jornada pelos próximos dois anos. O Conpede nasceu da consciência construída nos últimos tempos, a consciência de que ‘juntos somos mais fortes’ e ‘nada sobre nós sem nós’. Estou confiante de que a gestão, que agora se inicia, será pautada pela busca incansável do consenso, sem nunca, contudo, esmorecer em relação às justas reivindicações de nossos colegas, entre elas; Valorização dos PCD’s frente ao mercado de trabalho; Acessibilidades de um modo geral; difusão de informações e de direitos, inclusão; entre outras.”

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão paritário e composto por 12 membros, com 06  representantes do Poder Público Municipal, sendo um de cada uma das seguintes Secretarias: Saúde, Fazenda, Educação, Promoção Social, Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Procuradoria Geral, ou seus órgãos equivalentes; e 06 membros representantes da sociedade civil, destes, quatro deverão ser pessoas com deficiência: um deficiente físico, um deficiente auditivo, um deficiente visual, um representante de pessoa com deficiência intelectual/mental e dois representantes de entidades prestadoras de serviço às pessoas com deficiência.

“A porta está aberta para todos aqueles que queiram ter suas opiniões ouvidas e suas ideias consideradas. Aqui falamos de igual para igual. Conclamo a todos os PCD’s poços-caldenses, a ocupar seu espaço em nossa estrutura para que, em um cenário de transformações, o conselho possa ser um organizador de debates amplos, plurais e qualificados que nos capacitem a uma atuação relevante no presente e nos preparem para um futuro melhor, a respeito de todo e qualquer assunto de nossos interesses enquanto Pessoa com deficiência. Ressalto ainda o trabalho realizado da última gestão, com o então presidente Marcio Scherma que demonstrou grande valor e compromisso, mesmo diante de tantas adversidades, deixou importantíssimos avanços em nossas pautas”, finaliza o presidente.