Novos membros do Conselho Curador do Museu tomam posse

Foram empossados nesta quarta-feira (9), os novos membros do Conselho Curador do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, que tem como atribuição zelar pelo patrimônio do Museu e garantir o cumprimento de seus objetivos na preservação e divulgação da cultura e história do município.

“É com muita alegria que o Museu Histórico e Geográfico recebe os novos conselheiros para esta solenidade de posse. A curadoria é o ato de cuidar, de ser guardião e o quão nobre é a responsabilidade de cuidar, garimpar, selecionar e trazer aos olhos do público o que nos representa, o que representa a história e a geografia de Poços de Caldas, principalmente em 2022, quando a cidade completa 150 anos e o Museu seus 50 anos”, destacou a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, a arquiteta Marina Andrade.

Foram nomeados 14 membros, em conformidade com a Lei nº. 8.162, de 18 de agosto de 2005, e suas alterações posteriores. O mandato é de três anos, prorrogável por igual período. A participação dos membros é gratuita, sendo considerada como serviço público de natureza relevante.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas participou da solenidade de posse. “É uma honra e um prazer estarmos aqui neste espaço que não guarda apenas objetos, mas histórias, vozes. Queremos que o Museu tenha cada vez mais afeto, acolhimento, humanidade e tenho certeza que o conselho vem para isso”, enfatizou.

O Museu Histórico e Geográfico tem por objetivo preservar, divulgar e manter sob sua guarda e conservação peças artísticas e históricas, instrumentos e utensílios típicos, referentes à cultura e à história poços-caldense, sua vida, seus hábitos e seus costumes.

“Esse conselho tem a missão de colaborar nas diretrizes dessa casa. Nosso agradecimento às instituições que compõem o Conselho Curador, seja por indicação, seja pela vontade de somar. Com certeza, os trabalhos serão muito profícuos para que todas as diretrizes sejam cumpridas e que essa casa continue sendo exemplo de preservação e valorização do nosso patrimônio”, ressaltou o secretário de Cultura, Gustavo Dutra.

O Conselho Curador é de extrema relevância no desenvolvimento das atividades do Museu, já que garante a participação da sociedade civil, instituições e demais órgãos ligados ao patrimônio histórico nas ações de preservação e iniciativas do MHG.

O Decreto nº 13.915, que nomeia os membros do Conselho Curador do Museu, foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 10/2. Ficam nomeados para integrarem o Conselho Curador do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas os seguintes membros:

I – cidadãos de ilibada reputação e notória competência em assuntos compreendidos nos objetivos do Museu:
Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira – Titular;
Isabela Magalhães Santos Brasileiro – Titular;

II – representantes do Prefeito Municipal:
Marina Aparecida de Melo Andrade – Titular;
Juliana de Faria Cardoso – 1ª Suplente;
III – representantes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais:
Antônio Guilherme Rodrigues Viotti – Titular;
Harisson Douglas da Silva – 1º Suplente;

IV – representantes da Secretaria Municipal de Educação:
Yuri Tobias Aquiel Correa Ramos – Titular;
Gleis Aparecida Ferreira – 1ª Suplente;

V – representantes da Secretaria Municipal de Cultura:
Lavínia Crestani do Vale – Titular;
Raissa de Melo e Silva – 1ª Suplente;

VI – representantes da Secretaria Municipal de Turismo:
Ailton Santana – Titular;
Victória Poloniato Gonçalves – 1ª Suplente;

VII – representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas – CONDEPHACT-PC:
Antônio Carlos Rodrigues Lorette – Titular;
Lourival Storani Júnior – 1º Suplente.