‘O Ateneu’ é a indicação de livro desta semana

Clássico da literatura brasileira, “O Ateneu”, de Raul Pompeia, é a indicação de leitura desta semana da Biblioteca Municipal Centenário. Autobiográfico, o livro mostra a evolução e o amadurecimento psicológico do autor, que tem sua personalidade sensível transformada pelas experiências vividas no colégio interno.

O livro

A obra narra a trajetória de Sérgio, quando foi matriculado no Ateneu, com 11 anos. A história se passa no século 19 no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro. O romance tem início com a visita de Sérgio ao colégio. Nas palavras de seu pai: “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” Ao lado de seu pai, ele conhece primeiramente a esposa do diretor, Dona Ema. Nesse momento, Sérgio já nota o tipo de educação do colégio quando a senhora lhe pede para cortar o cabelo.

Quem foi Raul Pompeia

Raul Pompeia foi um escritor brasileiro do movimento realista e naturalista. Em sua trajetória, autou como jornalista, contista, cronista, romancista e orador. Sua obra mais relevante e uma das mais importantes do realismo é “O Ateneu”, publicada em 1888. Pompeia foi um dos maiores representantes do realismo no Brasil, ao lado de Machado de Assis e Aluísio de Azevedo.

Onde pegar emprestado

“O Ateneu” está disponível para empréstimo em todas as unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas. Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas.

Confira a lista de locais:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO

Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)

Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI

Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)

Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES

Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab

Telefone: 3697-2074

Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES

Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)

Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços no Instagram.