O documentário “São Benedito de Poços de Caldas: A Fé e a Devoção de seus Congos e Caiapós” foi exibido na XIV Reunião de Antropologia do Mercosul.

“Os tambores não ecoaram pelas ruas da cidade, mas a fé do povo de São Benedito não se abala nem na pandemia. Cheios de respeito, admiração, religiosidade e esperança, os ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas se reuniram, dessa vez de uma maneira diferente, para reverenciar São Benedito, presença de cura nas vidas daqueles que carregam essa tradição”.

No último sábado, 29/07, foi exibido como antecedente a XIV Reunião de Antropologia do Mercosul – que será realizada de 1 a 4 de agosto de 2023 e possui o tema “Reconexões e desafios a partir do sul global” – o documentário poços-caldense “São Benedito de Poços de Caldas: A Fé e a Devoção de seus Congos e Caiapós” produzido e lançado durante a pandemia de Covid-19. O filme foi selecionado para participar da mostra fotográfica, sonora e de vídeos que aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói /RJ durante os dias 29 e 30 do mês de julho.

Produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação de Ternos de Congos e Caiapós, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos Aqui – Projeto Curas. Com 26 minutos de duração, o filme registra a manifestação de fé, a partir da religiosidade dos agentes da cultura popular que perpetuam a tradição de devoção ao Santo Negro.

Representantes dos Ternos de Congos e Caiapós, da equipe técnica do filme, da Secretaria Municipal de Cultura e da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano estavam em Niterói para participar da exibição que foi um grande sucesso e muito bem elogiada.

A antropóloga, Gabriela Acerbi Pereira, que também assina a direção do documentário, comenta “Este evento teve um significado imenso para todos os presentes, pois testemunhar o reconhecimento de nosso esforço e devoção foi extremamente emocionante. A participação da associação no evento internacional de antropologia, onde pesquisadores e profissionais culturais se reúnem, carrega um valor inestimável. Ter os detentores da cultura apresentando e expondo o material que produziram é uma forma de retroalimentação de importância mútua. Essa presença não apenas enriquece a associação, mas também enaltece o evento ao trazer a autoria do filme e os símbolos de devoção da comunidade, demonstrando a vitalidade e autenticidade da cultura local.”

“Em nome da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de São Benedito de Poços de Caldas, expresso nossa sincera gratidão pela exibição do filme. Ver nossa amada cultura compartilhada em várias regiões é emocionante. Agradecemos à Secretaria de Cultura e à Prefeitura por nos permitirem prestigiar nosso filme por meio da viagem oferecida. Essa colaboração entre instituições e comunidade é um exemplo valioso de enriquecimento cultural”, ressalta a Presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas.