Obras da mais nova imortal da Academia Mineira de Letras, Conceição Evaristo, estão disponíveis no acervo das bibliotecas públicas de Poços

Na última quinta-feira (15), uma das maiores escritoras do país recebeu um reconhecimento marcante em sua carreira. Aos 77 anos de idade, a linguista, doutora em Literatura e autora Conceição Evaristo foi eleita imortal pela Academia Mineira de Letras. Em Poços de Caldas, há obras da escritora disponíveis para empréstimo no Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.

Conceição Evaristo ocupará a cadeira 40, deixada pela ensaísta, romancista e poeta Maria José de Queiroz, que morreu em novembro do ano passado. Ela disputou a vaga com outros cinco candidatos e recebeu 30 de um total de 34 votos.

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946, e migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), é Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011). Em 1990, passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros.

É autora de grandes obras como Ponciá Vicêncio (2003), Becos da memória (2006), Poemas de recordação e outros movimentos (2008), Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), Olhos d’água (2014), Histórias de leves enganos e parecenças (2016) e Canção para ninar menino grande (2018).

Já recebeu os prêmios: Prêmio Camélia da Liberdade (2007), Prêmio Ori (2007), Prêmio Jabuti (2015). Em 2019, foi a grande homenageada do 61° Prêmio Jabuti como personalidade literária. Em 2023, foi agraciada com o Prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano e laureada com o prêmio Elo no Festival Internacional das Artes de Língua Portuguesa.

Vale lembrar que a escritora já foi a autora indicada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas, dentro da Campanha Leia Mulheres Negras, no ano passado.

Obras estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Centenário, na Urca

As obras “Insubmissas lágrimas de mulheres” e “Olhos D’água”, que utilizam linguagem poética para valorizar a cultura afro-brasileira, estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca.

“Insubmissas lágrimas de mulheres” é um retrato de solidariedade e afeição feminina, por tocar no que é essencial, no que move, no que aproxima e une mulheres e, em especial, mulheres negras. Já em “Em Olhos d’água” Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30.