Olimpíada dos Trabalhadores inclui mountain bike XCO nas modalidades

Mountain bike cross country fará estreia na Olimtra; anúncio foi feito ontem (20) na primeira reunião preparatória (Foto: Paulo Vítor)

Ontem (20) aconteceu a primeira reunião preparatória da Olimpíada dos Trabalhadores de Poços de Caldas, a Olimtra. O evento chega a 43ª edição. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Esportes, no Country Club, com representantes de diversas empresas locais.

O campeonato deve reunir mais de mil atletas trabalhadores, em diversas modalidades. A novidade deste ano é a inclusão do MTB XCO na lista de esportes que vão ser disputados. A modalidade, de mountain bike, tem crescido bastante no município nos últimos anos.

Mais de 40 empresas devem participar da Olimtra. Na reunião, foi revisto o regulamento geral. Além disso, houve distribuição de fichas de inscrição por modalidade. As próximas fases da preparação são o congresso técnico da olimpíada, com presença obrigatória das organizações inscritas, e a divulgação da tabela oficial com datas, locais e horários de todas as competições.

A olimpíada vai durar todo o mês de maio. Além das competições, haverá também uma campanha de doação de sangue. “Queremos unir a força do esporte com a inciativa de solidariedade, transformando a Olimtra numa grande ação social”, destaca o secretário de Esportes, Fernando Henrique dos Santos, o Pelé.

Modalidades

Este ano, haverá 30 modalidades esportivas: atletismo, basquete, beach tennis, bocha, ciclismo, corrida rústica, dama, dominó, futsal, futevôlei, futebol de campo, futebol de mesa, futebol society, golfe, handebol, judô, malha, natação, peteca, pebolim, sinuca, snooker, squash, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei, vôlei de areia, xadrez e XCO.

XCO

MTB XCO é abreviação de mountain bike cross country olímpico. É uma prova disputada em circuito variado, de 4 a 10 quilômetros de distância por volta, com descidas, trilhas estreitas, caminhos rochosos e até obstáculos artificiais, como rampas e escadas. Em 2023, o Country Club foi palco da Maratona Rota do Vulcão XCO.

XCO é uma das 30 modalidades (Foto: Prefeitura)

Abertura

A Olimpíada dos Trabalhadores começa no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, no estádio municipal Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, com desfile das delegações e as primeiras competições, entre elas, corrida rústica e futebol de campo.

Empresas interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone 3697-2081 (Secretaria de Esportes).