Operação Madrugada: Guarda Municipal e Polícia Militar intensificam segurança em Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas através da secretaria de Defesa Social de Poços de Caldas, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, está realizando a “Operação Madrugada” visando aumentar a segurança pública por meio de patrulhamento preventivo e abordagens a indivíduos sob fundada suspeita. A operação também inclui o atendimento a pessoas em situação de rua, encaminhando-as aos serviços sociais adequados.

A “Operação Madrugada” é uma ação conjunta que, além da Polícia Militar e da Guarda Municipal, conta com a participação da Polícia Civil durante o dia. Segundo a Secretaria de Defesa Social, essa iniciativa tem alcançado resultados significativos na redução de furtos e outros crimes na região central e em áreas adjacentes da cidade.

De acordo com dados fornecidos pela Polícia Militar, em maio de 2024, houve uma redução de 30,41% nos furtos em comparação a abril de 2024, e uma diminuição de 37,04% em relação a maio de 2023. Analisando os cinco primeiros meses de 2023 e 2024, a queda foi de 12,93%.

O secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, destaca a importância da operação e os resultados positivos obtidos até o momento. “A ‘Operação Madrugada’ tem sido fundamental para aumentar a segurança em nossa cidade. A redução significativa nos índices de furtos demonstra a eficácia do trabalho conjunto das forças de segurança. Além disso, o encaminhamento de pessoas em situação de rua aos serviços sociais contribui para uma abordagem mais humanizada e eficaz”, afirmou o secretário.

A ação integrada entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil reflete o compromisso da Secretaria de Defesa Social em promover a segurança e o bem-estar da população de Poços de Caldas. A continuidade da “Operação Madrugada” e a ampliação das ações de patrulhamento e abordagem são vistas como essenciais para manter e melhorar os resultados alcançados até agora.