Pintando o 7 na Educação Infantil 2023 chega à última semana

Termina na próxima quinta-feira, 31 de agosto, a programação do Pintando o 7 na Educação Infantil 2023, que visa promover a formação continuada dos profissionais que atuam nesta etapa de ensino na Rede Municipal. Em sua 24ª edição, o evento tem como temática “O caminhar desdobrado em caminhos deixa rastros”.

Desde o dia 3 de agosto, a extensa e diversificada programação vem sendo realizada no Espaço Cultural da Urca, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e também em ambiente virtual, por meio do Canal do Centro de Referência do Professor (CERPRO) no YouTube.

Nesta terça-feira (29), a programação teve início com a palestra “As rotas do desenvolvimento infantil”, com Marcela Duarte Prado, no Espaço Cultural da Urca. Já nesta tarde, o vice-prefeito Júlio César de Freitas, que é educador, ministrou a palestra “Os caminhos se fazem ao andar”, também no Teatro Benigno Gaiga.

“Eu tenho prazer de falar de educação, de trocar experiências, de compartilhar vivências. É maravilhoso este espaço da educação. Sempre falo que estou vice-prefeito, mas sou educador com muito orgulho. Sou professor de Educação Física e hoje vamos falar sobre a questão do movimento e do corpo na Educação Infantil, um pouco desta ludicidade e desta interação, desta ligação entre o aprendizado e o corpo”, destacou o vice-prefeito.

O tema escolhido para a noite desta terça-feira foi “O desenvolvimento da criança de 0 aos 5 anos de idade”, com Danielle Pavessi Portella, e na manhã de quarta-feira (30), o vice-prefeito Júlio César Freitas ministra novamente a formação “Os caminhos se fazem ao andar”, para uma nova turma de profissionais.

Ainda no dia 30, das 14h às 16h, o tema da palestra será “O Caminhar pela existência se faz em parceria consigo mesmo e com o outro”, ministrada por Mariana Rios. Das 19h às 21h, “Caminhamos ao lado do outro, junto com o outro, trocando com o outro as experiências vividas” será o tema da formação a cargo de Jacqueline da Silva P. Xavier, Cláudia Luisa P. Plata e Fabiana Inês da Silva.

O último dia do Pintando o 7 na Educação Infantil 2023, na próxima quinta-feira (31), terá a palestra “Vivências na Educação Infantil”, com Maria Teresa Mesquita de Paula e Pâmela Prestes Saraiva Quinteiro, das 8h30 às 10h30, na Urca. Das 14h às 15h, no mesmo local, será ministrada a palestra “Joy of Moving”, programa global da Ferrero, que visa estimular a alegria e o prazer de praticar esportes e atividades físicas entre as crianças. A formação será ministrada pelos professores Barela.

Para fechar a programação, das 19h às 21h do dia 31, o Canal do Cerpro no YouTube transmite a palestra “Educação para além da escola: voos para ser quem podemos ser”, com Marcelo Cunha Bueno.

Até o dia 31, as atividades vão impactar aproximadamente 1.800 profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. O evento tem parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, setor de Projetos da SME e equipe pedagógica do Ensino Fundamental.

Participam das atividades todos os profissionais envolvidos na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, entre Berçaristas, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil I e II, Auxiliares de Educação Inclusiva, Auxiliares de Serviços Gerais, Merendeiras, Professores e Equipe de Coordenação.