Poços de Caldas conta com pontos para descarte de lâmpadas, baterias e pilhas usadas

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, através do CODEMA – Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente, tem implementado medidas essenciais para o tratamento e a destinação adequada dos resíduos provenientes dos serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados. Conforme as disposições normativas da ANVISA (RDC 306/04) e do CONAMA (Resolução nº 358/05), todos os estabelecimentos de saúde localizados no município devem possuir um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS) para garantir o manejo correto desses materiais.

No que diz respeito à coleta de pilhas e baterias, o CODEMA tem a responsabilidade de estabelecer normas complementares e procedimentos para o recolhimento, reaproveitamento, disposição final, reciclagem e outras formas de processamento de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias usadas. Essas ações seguem as diretrizes das Leis Municipais ns. 6.581, de 24 de dezembro de 1997, e 8.044, de 4 de setembro de 2004.

Para facilitar o descarte adequado de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, a população pode utilizar os seguintes pontos de coleta:

Zeladoria Zona Leste: Avenida Reinaldo Figueiredo, n° 31, Jardim Primavera (DER).
Zeladoria Zona Oeste: Rua São José, n° 457, Jardim Country Club.
Zeladoria Zona Sul: Rua Pedro Paulo Rodrigues Lemod, nº 195, Cohab.
Restaurante Popular: Avenida Francisco Salles, 935, Centro.
Alcoa: Rodovia Poços Andradas, km 10, s/n.

Para obter mais informações sobre o descarte correto de resíduos de saúde e pilhas/baterias, os cidadãos podem entrar em contato pelos telefones 36972020 e 36972027. Esses serviços são administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinicius Ferreira de Moraes, a iniciativa da Prefeitura de Poços de Caldas é crucial para promover a conscientização sobre a importância do descarte responsável e para preservar o meio ambiente, contribuindo assim para um futuro mais sustentável para todos os cidadãos. ” Cada um de nós desempenha um papel fundamental na preservação do nosso meio ambiente e na promoção de uma comunidade mais saudável. É imperativo que estejamos conscientes dos impactos que o descarte inadequado desses materiais pode causar. Quando pilhas, baterias e resíduos de saúde são descartados de forma incorreta, contaminam o solo, a água e o ar, colocando em risco a nossa saúde e a biodiversidade local. Além de cumprir as normas legais, o descarte responsável de resíduos é um ato de cidadania e um compromisso com as gerações futuras. Ao descartar corretamente esses materiais, estamos protegendo o meio ambiente, preservando nossos recursos naturais e contribuindo para a construção de uma cidade mais sustentável.”