Poços de Caldas divulga alunos classificados para o Concurso EPTV na Escola 2023

O município de Poços de Caldas selecionou as 14 redações que vão representar a cidade no concurso de redação do projeto EPTV na Escola 2023. Neste ano, o tema é “Somos a natureza! Por que precisamos restabelecer a nossa relação com ela?”. Foram selecionados os textos de 5 alunos das escolas municipais, 5 das unidades da rede privada de ensino e 4 das escolas estaduais.

A Secretaria Municipal de Educação recebeu a inscrição de 26 redações da Rede Municipal, 24 das escolas particulares e 4 da rede estadual, com um total de 54 textos selecionados pelas próprias unidades.

Os estudantes classificados ganham um dia de passeio em Varginha, onde visitam a sede da EPTV, que já está agendado para o dia 1º de setembro. Além disso, os textos participam da etapa regional, quando os 10 melhores trabalhos do Sul de Minas são escolhidos. Os autores dessas redações ganham prêmios e têm a oportunidade de participar da produção de uma série de reportagens baseadas em seus textos. Os professores orientadores dos alunos e a escola do primeiro colocado também recebem prêmios.

Em 2023, a Comissão de Seleção da etapa local foi formada pelas supervisoras pedagógicas da SME, Sandra Maria de Sousa Tavares e Rosa Maria Martins Alves, pelo Capitão PM Emerson de Araújo Garro Brito, Comandante da 18ª Cia Ind PM de Meio Ambiente e pelas representantes da Superintendência Regional de Ensino, Lais Suelen Ribeiro e Aline Juliane do Lago.

“Parabenizamos os alunos e professores envolvidos no projeto e agradecemos pela participação de todas as escolas inscritas. Boa sorte aos nossos representantes na próxima etapa”, destaca a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Letícia Borges.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a pesquisa e discussão produtiva de temas importantes escolhidos anualmente pela EPTV, transformar os participantes em cidadãos críticos e possíveis agentes de transformação social em suas comunidades, por meio do processo de construção do próprio texto e oferecer uma oportunidade para os talentos da região, dando protagonismo e voz aos finalistas do concurso, com a divulgação de suas redações em uma série de reportagens exibida nos telejornais da EPTV.

Alunos classificados:

Escolas municipais:
Caio Reis Bezerra – E. M. Dona Mariquinhas Brochado
Alecssa Oliveira da Silva – CAIC E. M. Professor Arino Ferreira Pinto
João Batista Delgado de Souza – E. M. Dona Mariquinhas Brochado
Luciana Maria Azevedo dos Santos – CAIC E. M. Professor Arino Ferreira Pinto
Santiago Micael de Jesus de Parolis – E. M. Vitalina Rossi

Escolas particulares:
Pedro Bruno Rodrigues Borba – Colégio Sete de Setembro – COC
Sophia Siqueira de Assis – Colégio Jesus Maria José
Luísa Loro Ferreira – Colégio CEPOC
Giullia Venuto Maimone – Colégio Jesus Maria José
Eduardo Maciel Viana – Colégio Jesus Maria José

Escolas estaduais:
Sophia Oliveira Lopes – E. E. David Campista
Nicoly Luiza Sérgio – E. E. Dr. João Eugênio de Almeida
João Pedro Anunciação – E. E. David Campista
Pedro Henrique Gonçalves Silva – E. E. Dr. João Eugênio de Almeida.