POÇOS DE CALDAS É FINALISTA NO PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES DE MINAS GERAIS

Poços de Caldas é mais uma vez finalista do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, realizado pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, que acontece nesta quinta-feita(9), com transmissão ao vivo no YouTube da BandMinas. Um compacto de uma hora com os melhores momentos da premiação será exibido no dia 19 na TV Band Minas.

No ano passado Poços de Caldas foi a vencedora do prêmio “Band Cidades Excelentes” como a melhor cidade do Estado de Minas na categoria Infraestrutura e Mobilidade. Entre os três municípios finalistas estavam Poços, Uberaba e Uberlândia, com população acima de 100 mil habitantes. Poços foi a vencedora do prêmio, descrito como o mais importante na categoria em Minas e concorreu na etapa nacional.

A cerimônia desse ano reconhecerá, dentre os 853 municípios mineiros, aqueles que se destacaram no ano de 2023 em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios são avaliados em três categorias de avaliação, conforme o tamanho da sua população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Além dos ganhadores por pilar em cada categoria, haverá ainda uma premiação especial para o vencedor geral em cada grupo populacional. Os municípios concorrem em todos os seis pilares do prêmio e na nota geral IGMA, podendo ser premiados em mais de um. No total, serão 44 cidades finalistas durante o evento, que será realizado no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

Por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, serão reconhecidos os municípios que agregam projetos propulsores para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuem para a qualidade de vida da população.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, ela consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Além dos indicadores, projetos qualitativos foram enviados pelos municípios para avaliação do Aquila. Quando constatada a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, houve aumento na nota final do IGMA final e do pilar no qual os projetos estão inseridos.

Para o prefeito, Sérgio Azevedo, a participação de Poços de Caldas no Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 é um feito notável e de extrema importância para a cidade e seus habitantes. “Todo prefeito que chega aqui e tem esse reconhecimento, há por trás muito trabalho e esforço de muita gente. Poços de Caldas tem conquistado esse reconhecimento porque é uma gestão de continuidade. Contamos com uma equipe muito bem preparada na gestão e com isso temos colhido os frutos deste trabalho. A cidade tem avançado e alcançado bons resultados, quero compartilhar isso com cada um dos nossos servidores e secretários e nos colocar à disposição para compartilhar essa experiência, além de colocar a cidade no mapa nacional como um exemplo de gestão eficiente e impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental, contribuindo significativamente para a qualidade de vida de todos.”

A cerimônia acontece nesta quinta-feira às 19h00 no canal do YouTube da BandMinas.