Poços de Caldas esteve presente no 7º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul

Encontro aconteceu na cidade de Dom Viçoso no último dia 26

O 7º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul, aconteceu em Dom Viçoso, no último dia 26. O encontro foi mais uma oportunidade de valorização da gastronomia mineira da região e contou com a presença da representante da secretaria municipal de Turismo, Sharlene de Carvalho Morais e também do coordenador da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul e Gestor do Circuito Turístico Caminhos Gerais, Rafael Huhn.

A organização do encontro ficou a cargo da IGR Caminhos Gerais, IGR Águas, junto com a Frente da Gastronomia Mineira e contou com a participação de representantes da Abrasel/MG; do superintendente de Políticas do Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG), Petterson Tonini; do coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Edson Puiati; do presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Marcus Januário; da diretora de Relacionamento e Inovação do Senac em Minas Gerais, Bianca Vargas, entre outros.

O evento teve início com as palestras #CadaÁguaUmSabor, do 1º sommelier de água do Brasil, Rodrigo Rezende e o Painel – “Cozinha Mineira Patrimônio”, com o biscoito com pernil de Carvalhópolis (IGR Caminhos Gerais), paçoca de pilão de Borda da Mata (IGR Malhas) e queijo canastra – Quintal do Glória (IGR Nascentes das Gerais e Canastra).

Sharlene de Moraes e o sommelier de água, Rodrigo Rezende

A tarde começou com o Painel – “Turismo de Experiência”, com a Casa dos Cogumelos de Gonçalves (IGR Serras Verdes), Projeto Cozinha Mineira de Serranos e Bocaina de Minas (IGR Terras Altas da Mantiqueira) e o queijo e a goiabada do Festival Romeu e Julieta de Brazópolis (IGR Caminhos da Mantiqueira); Painel – “Como o empreendimento se prepara para receber o turista?”, com a Cervejaria Terra Boa de Arceburgo (IGR Montanhas Cafeeiras), Projeto Quitandas de Minas de Coqueiral (IGR Encantos de Minas) e A Doçura do Turismo – Doces Cambuquira (IGR das Águas); Palestra – “A Cooperação Feminina na Produção de Cafés Especiais”, com a presidente da Amecafé, Simone Carneiro e Cozinha Show com a receita de “Costela com Redução de Café”.

Os encontros da Frente da Gastronomia Mineira já foram realizados em 7 cidades: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Monte Sião, Guaxupé, Varginha, Gonçalves e Dom Viçoso. De acordo com o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul e gestor do Circuito Turístico Caminhos Gerais, Rafael Huhn, a ideia central da circulação das cidades e IGR’s é fazer com que o Sul de Minas conheça a si próprio.

Para o superintendente de Políticas do Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Petterson Tonini, os encontros são fundamentais para todas as regiões do estado. “Trazemos o processo de compartilhamento junto às IGR’s, descentralizamos o turismo e a Frente da Gastronomia Mineira. Esses encontros promovidos pela IGR Regional Sul têm muita consonância com nosso projeto de regionalização do turismo na Secult. Temos muito holofote para a cozinha mineira em Belo Horizonte, mas também temos ouro guardado no nosso interior. De outra forma, é fundamental que as pessoas entendam que não existe turismo sem gastronomia. Os encontros, mostrando os cases de sucesso, motivam as comunidades a acreditarem no turismo como mola propulsora de desenvolvimento econômico, gerador de renda e emprego. O turismo, assim como a gastronomia como atrativo turístico, são dois caminhos sem volta para a cidade”, afirmou.