Poços de Caldas irá sediar o primeiro Encontro da Frente da Gastronomia Mineira

O Sul de Minas passou a contar com uma regional da Frente da Gastronomia Mineira, a maior mobilização coletiva no estado a atuar para o fomento, desenvolvimento, valorização e guarda da gastronomia de Minas Gerais. A coordenação da regional ficará a cargo do Circuito Turístico Caminhos Gerais, entidade presidida pelo secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Oliveira, e que tem como gestor o turismólogo Rafael Huhn.

Secretário de Turismo de Poços Ricardo Oliveira, juntamente ao gestor do Caminhos Gerais, Rafael Huhn.

“É um território do estado que realmente tem uma grande riqueza de produtos diferenciados, como queijos, vinhos, azeites e tantos outros ícones da gastronomia mineira”, considera Edson Puiat, o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, ao lembrar que a região é fundamental para fortalecer o elo do movimento, que busca preservar e difundir a cultura alimentar mineira.

O secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Oliveira, lembra que há nesse momento um grande esforço no estado para fomentar o setor gastronômico e difundir a cultura mineira. “Nós estamos falando do ano da mineiridade, do ano da cozinha mineira. É uma grande honra para nós poder contribuir para que essa cultura gastronômica seja referenciada no Sul. Vamos trabalhar para que cada vez mais possamos fomentar não somente a nossa região, do Circuito Turístico Caminhos Gerais, mas toda a região do Sul de Minas”, pontua.

A Regional Sul da Frente da Gastronomia Mineira se torna, agora, uma referência para articular as cidades da região a fim de fortalecer o setor gastronômico. A ideia é desenvolver ações conjuntas de salvaguardas, difusão e potencialização do segmento, explica o gestor do Caminhos Gerais, Rafael Huhn. “É uma grande conquista para o Sul de Minas, ainda mais no ano em que a cozinha mineira vai virar patrimônio cultural do estado”, conclui.

Para o lançamento da regional Sul da FGM, será realizado um evento, sendo um dia de muita troca de informações e experiencias, como palestras de valorização da cozinha como patrimônio cultural, doçaria mineira e sua luta de resistência e apresentação de cidades e iguarias.

O evento acontece no dia 28 de abril, com início as 9h, no espaço do Urca em Poços de Caldas – MG.

Segue a programação.