Poços de Caldas já tem seu “Bosque do Amanhã”

Estudantes da Rede Municipal plantaram 170 mudas de árvores na zona sul

Estudantes dos 5º anos das Escolas Municipais Pedro Afonso Junqueira, do Jardim Kennedy, e Dr. Haroldo Affonso Junqueira, do Santa Rosália, participaram da ação “Bosque do Amanhã”, do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Além das atividades de educação ambiental, os alunos colocaram a mão na massa – ou melhor, na terra – e plantaram mudas de árvores em uma área no Jardim Aeroporto, na zona sul da cidade.

O “Bosque do Amanhã” de Poços de Caldas fica em uma área entre as ruas Hortência Siqueira Vilas Boas e Rua Semenselino Cherbele. Foram plantadas 170 mudas de árvores, algumas frutíferas como ameixa, pitanga, amora, abacate, manga e uvaia, além das espécies quaresmeira e araçá, entre outras.

A iniciativa é um projeto da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Semad), que conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Comunicação Social, além da CBA, Horto Municipal, Jardim Botânico e Polícia Militar do Meio Ambiente.

Desenvolvido pela Semad, o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária voltadas para a conscientização ambiental de estudantes de escolas municipais do Ensino Fundamental.

Cerca de 6600 alunos em todo o estado já foram beneficiados pela iniciativa desde seu lançamento, em março de 2022. Neste ano, o programa está em 105 cidades mineiras. O programa tem como estratégia capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso de educação à distância de Educação Ambiental, além de formar alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental nas temáticas que contribuem para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas ONU: ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 6 (Água potável e saneamento); ODS 7 (Energia limpa e acessível); ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis).

O programa prepara jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável. Também tem uma metodologia de acompanhamento, buscando aproximação e fortalecendo uma rede de parceiros.

A atividade “Bosque do Amanhã” foi proposta pela Semad em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Os alunos participantes de todo o estado saem das salas de aula e vão a campo. Contam com o apoio das prefeituras, das famílias, dos vizinhos e de vários parceiros.

Em poucos dias, os alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, abraçaram o desafio do projeto e estão plantando mudas por suas cidades. Diversos bosques comunitários começaram a ser criados por crianças em Minas Gerais e a meta é alcançar 6 mil plantios em todo o estado, o que corresponde a uma árvore por aluno participante do projeto. O objetivo é promover a consciência e a educação ambiental para as crianças e população local.