A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), em parceria com o Sebrae, apresentam o projeto “Poços: Nossa Identidade”. A iniciativa procura construir um planejamento estratégico coletivo para o futuro da cidade, valorizando suas potencialidades locais e promovendo a sustentabilidade.
Para conduzir o projeto, foi contratada uma consultoria especializada em place branding e placemaking, liderada pelo arquiteto e urbanista Caio Esteves Ribas. Reconhecido como pioneiro no Brasil nessa abordagem, Caio une branding e urbanismo para fortalecer a resiliência de espaços por meio da valorização das identidades locais e da participação popular. Entre suas obras de destaque estão os livros “Place Branding” (2016), “Cidade Anti frágil” (2021) e “Lugares Futuros” (2024).
Na próxima semana, o projeto entra na fase de engajamento, com a realização de workshops entre os dias 26 e 29 de novembro, na sede da secretaria de Turismo (Rua Dr. Francisco Faria Lobato, 416). Os encontros visam ouvir moradores, empresários e visitantes para compreender a percepção sobre a cidade e suas expectativas para o futuro.
Os workshops serão organizados em grupos temáticos convidados: Gestão Pública; Comércio e Hotéis; Atrações Turísticas, Cultura e Economia Criativa; Artesanato e Gastronomia; Educação e Juventude e Turismo Rural e Indústria.
Além disso, as ações públicas estão programadas para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com atividades interativas nas ruas da cidade.
O secretário de Turismo, Israel Pereira, destaca a importância do projeto. “O projeto ‘Poços: Nossa Identidade’ é um marco para o futuro da nossa cidade. Ele nos dá a oportunidade de entender profundamente quem somos, quais são nossas vocações e como podemos projetar Poços de Caldas para os próximos anos, sempre valorizando a identidade local. Vamos construir um destino ainda mais forte, resiliente e atraente para moradores, turistas e investidores.”
Os resultados dos workshops e ações de rua serão elaborados, detalhados e amplamente divulgados pela Prefeitura de Poços de Caldas. A iniciativa reafirma o compromisso da cidade com o planejamento participativo e o fortalecimento de sua identidade como destino turístico e lugar para se viver e investir.