Poços de Caldas: Mais de 90 obras em andamento até o segundo semestre de 2024

A Prefeitura de Poços de Caldas está realizando uma série de obras importantes que serão entregues até o final do segundo semestre de 2024, abrangendo áreas de educação, saúde, mobilidade urbana e revitalização de espaços públicos. Com mais de 90 intervenções em andamento, a cidade se prepara para oferecer uma infraestrutura moderna e de qualidade para seus cidadãos e turistas.

Entre as obras de destaque, está a construção da nova Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo, localizada no Marco Divisório, na zona oeste de Poços de Caldas. A antiga estrutura foi completamente demolida para dar lugar a uma escola moderna, com 1.737,87 m² de área construída. A nova escola contará com oito salas de aula, banheiros, salas administrativas, refeitório, pátio e uma quadra coberta, além de ser 100% acessível. A estrutura pré-moldada agiliza o processo, garantindo a conclusão das obras ainda em 2024.

Outro projeto significativo é a reforma do Programa Municipal da Juventude (PMJ) Maria Ovídia. Com a reforma total do local, a unidade volta a atender cerca de 100 estudantes do Ensino Fundamental I e II, oferecendo atividades diversificadas como apoio pedagógico, cricket, hip hop e esportes. As melhorias incluem a reforma do telhado, substituição de portas e janelas, pintura, instalação de novos pisos, expansão de salas e cobertura do pátio externo.

Os ginásios Juca Cobra, Arthur de Mendonça Chaves, Moleque César e Dr. Antônio Megale, estão passando por reformas importantes. A implementação de ciclovias na Avenida Santo Antônio e a revitalização da ciclovia da zona sul são outras ações em destaque, contribuindo para a mobilidade e segurança dos ciclistas. Além disso, um grande projeto de infraestrutura que, em 2023, resultou na pavimentação de mais de 300 ruas em diversas áreas de Poços de Caldas continua ao longo de 2024, com um investimento planejado de aproximadamente R$ 30 milhões.

A Prefeitura de Poços de Caldas investiu na revitalização de 50 mil metros quadrados de asfalto, abrangendo bairros como Vila Rica, Cascatinha, Jardim Contorno, Jardim São Bento e Chácara Poços de Caldas. Para dar suporte às obras de pavimentação, a Prefeitura adquiriu uma nova usina de asfalto, capaz de produzir 80 toneladas de massa asfáltica por hora. A usina ocupa uma área de 1 mil m² no bairro Parque Primavera e será essencial para a manutenção e revitalização da malha viária do município.

O novo Centro Administrativo, uma das maiores obras já implantadas na cidade, irá concentrar todas as secretarias municipais em um único local, facilitando o atendimento à população e agilizando processos burocráticos. Localizado próximo ao terminal rodoviário, o centro ocupará uma área de mais de 46 mil metros quadrados.

A Alameda Poços, na Praça Pedro Sanches, está sendo modernizada com construções em alvenaria, seguindo as características arquitetônicas locais. A Avenida João Pinheiro também passou por uma revitalização completa, com seis quilômetros de intervenção, devolvendo mais qualidade de vida, saúde e bem-estar para quem percorre o local.

Além das obras de gabiões ao longo do Ribeirão da Serra, situado na Avenida João Pinheiro, este projeto tem o intuito de melhorar a capacidade de escoamento das águas pluviais, por meio de serviços, obras e manutenções de macrodrenagem. Os gabiões, estruturas formadas por cestos de arame preenchidos com pedras, são empregados na contenção, estabilização de taludes e controle de erosão em obras civis, geotécnicas e hidráulicas, trazendo vantagens como flexibilidade, permeabilidade, durabilidade, facilidade de execução e baixo custo.

José Benedito Damião, secretário de Obras, destaca a importância da implementação de tantas obras na cidade: “Estamos trabalhando intensamente para transformar Poços de Caldas, proporcionando mais qualidade de vida e infraestrutura para a nossa população. Cada uma dessas obras representa um passo significativo rumo ao desenvolvimento urbano e à modernização do município.”

Diversas unidades de saúde estão sendo revitalizadas pelo projeto “A Saúde que Poços Merece”. Entre elas, a Unidade de Saúde da Família e o Centro da Mulher, que receberam reformas completas, incluindo paisagismo e melhorias na acessibilidade. O Hospital Gilberto de Matos, na Zona Leste, passou por uma troca completa do telhado, e a UBS Vilas Unidas, que atende 11 bairros da Zona Oeste.

O prefeito Sérgio Azevedo destacou a importância desses investimentos para a cidade: “Essas obras são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população e tornar Poços de Caldas ainda mais atrativa. Estamos empenhados em proporcionar infraestrutura de qualidade e serviços eficientes para todos. Com um volume tão significativo de obras, Poços de Caldas caminha para um futuro mais moderno e acessível, beneficiando tanto seus moradores quanto visitantes. A entrega dessas melhorias ao longo do segundo semestre de 2024 promete transformar a cidade em um exemplo de desenvolvimento urbano e qualidade de vida.”