Poços de Caldas na Disputa Nacional pelo Prêmio Band Cidades Excelentes: Destaque em Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Nesta segunda, dia 11, o prefeito Sérgio Azevedo representa Poços de Caldas em Brasília, na cerimônia de premiação da etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes. A cidade mineira concorre com outras localidades do país na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana para municípios com mais de 100 mil habitantes. A premiação terá lugar no Centro Cultural Banco do Brasil, a partir das 19h.

O avanço para a etapa nacional veio após Poços de Caldas conquistar a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte no mês de novembro. Esta é a segunda vez que a cidade vence na categoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, um reconhecimento que destaca a excelência em diversas áreas no município.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa promovida pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, visando promover aprimoramentos nas condições dos municípios brasileiros através do reconhecimento de boas práticas de gestão pública. O escopo do prêmio abrange todos os municípios do país.

A avaliação para a premiação é conduzida pela ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila, utilizando inteligência artificial. Essa ferramenta emprega algoritmos para consolidar os resultados de 62 indicadores em uma nota final, com base em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.

Poços de Caldas se destaca com mais de 80 obras em andamento, incluindo a aquisição de uma usina de asfalto e maquinário dedicado à infraestrutura. Esses recursos são essenciais para coordenar e executar obras que abrangem desde a recuperação de espaços como ginásios, escolas, PSF’s, quadras e praças até novas construções, como o Centro Administrativo, a Alameda Poços e o CETAS – Hospital do Câncer.

No último ano, foram utilizadas 37 mil toneladas de asfalto, e com a aquisição da nova usina, a cidade agora conta com duas, ampliando sua capacidade de produção. Isso possibilita atender às demandas da comunidade, visando ampliar ainda mais os benefícios para diferentes localidades, seja na aplicação de asfalto novo ou em reparos, através da equipe de tapa-buraco da Prefeitura. Poços de Caldas demonstra assim um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de seus cidadãos.

Para o prefeito, Sérgio Azevedo, é uma imensa satisfação e orgulho representar Poços de Caldas que conquistou seu lugar nessa etapa nacional ao vencer a fase estadual, e isso é motivo de celebração para todos nós. Essa participação reflete o compromisso coletivo que temos com o progresso, a inovação e a qualidade de vida. É um testemunho do nosso esforço contínuo para tornar Poços de Caldas um lugar cada vez melhor para se viver e destacamos as realizações que moldam o presente e o futuro da nossa cidade. Desde a recuperação de espaços fundamentais até a implementação de novas estruturas que promovem o bem-estar de todos, estamos deixando uma marca significativa.