Poços de Caldas participa do 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Nos dias 12 e 13 de março, o secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, participou do 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O evento foi realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Sebrae Minas, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Associação Mineira de Municípios (AMM). Participaram da programação mais de 1500 gestores de todo o estado, reunidos para debater estratégias e trocar experiências bem-sucedidas nos municípios.

O objetivo do encontro foi compartilhar experiências e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os setores cultural e turístico. O evento também contou com momentos de atendimento ao público com a participação do Arquivo Público Mineiro, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, da Diretoria de Museus, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Diretoria de Fomento Cultural e da plataforma Prosas.

“O Encontro de Gestores chegou à sexta edição, promovendo a interação entre os municípios nas áreas de cultura e turismo, favorecendo a troca de experiências e fortalecendo os vínculos e estimulando o trabalho em conjunto. Pensado também para facilitar o acesso às políticas públicas desenvolvidas por meio da Secult/MG, o Encontro de Gestores vem crescendo a cada edição, mostrando a força do trabalho em rede”, destaca o secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, que também preside a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Durante o evento foi lançado ainda o “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, que marca o início de uma série de ações voltadas para a promoção da diversidade da cozinha de Minas Gerais e de como ela é definidora também da cultura do estado. “Falar da Cozinha Mineira é falar da formação de Minas Gerais, das nossas identidades, das nossas culturas, de quem fomos e de quem somos. Ao longo de 2024, faremos várias ações para celebrar a Cozinha Mineira”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.