O instituto “A”, associação sem fins lucrativos de apoio e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Assistência Social, promove no dia 2 de abril uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento tem como tema “Respeitar as diferenças é construir um mundo mais inclusivo!” e visa sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A concentração para a caminhada acontece às 18h30 na Alameda Poços, localizada na Avenida Francisco Salles, no Centro da cidade. A iniciativa também integra a campanha “Respeito para todo Espectro”, que neste ano promove a hashtag #RESPECTRO, unindo as palavras respeito e espectro para destacar a importância da aceitação e apoio às pessoas autistas.
Sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem o objetivo de levar informação à população e combater o preconceito contra indivíduos com TEA. O autismo é uma condição caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Com terapias e apoio adequados, pessoas com TEA podem desenvolver habilidades e conquistar espaço na sociedade, destacando-se em diversas áreas, como música, artes e ciência.
Sobre o Instituto A
O Instituto A é uma das instituições parceiras da Prefeitura na promoção de ações voltadas à comunidade autista e suas famílias. Com sede própria na Rua Francisco Faria Lobato, 179, Centro, a entidade desenvolve programas de acolhimento para familiares, apoio a crianças e adolescentes autistas e iniciativas para disseminar informações de qualidade sobre o TEA.
Reconhecido como de utilidade pública desde 2021, o Instituto A recebe recursos para a execução de projetos que promovem a inclusão e melhor qualidade de vida para pessoas com autismo em Poços de Caldas.
“A conscientização sobre o autismo é um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva. Cada indivíduo dentro do espectro autista tem suas particularidades, talentos e desafios, e é nosso dever, enquanto sociedade, garantir que tenham acesso a oportunidades, respeito e acolhimento. Essa caminhada simboliza nosso compromisso em promover a inclusão e reforçar a importância do respeito às diferenças”, destaca a secretária de Assistência Social, Marcela Carvalho.
A caminhada é aberta ao público e toda a população está convidada a participar desse movimento em prol da inclusão e do respeito.
SERVIÇO:
02/04 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Caminhada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Concentração: Alameda Poços
Endereço: Avenida Francisco Salles – Centro.