Poços de Caldas realiza Conferência Municipal de Educação na próxima sexta-feira

Inscrições devem ser feitas pela internet

Conferência será realizada no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza

Na próxima sexta-feira, 17 de dezembro, será realizada a Conferência Municipal de Educação de Poços de Caldas, a partir das 8h30min, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. A conferência terá como tema central “Plano Estadual de Educação – Inclusão, Equidade e Qualidade Social: compromisso com o direito e a defesa da educação democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública, presencial com segurança para todas as pessoas”.

Entre os objetivos da Conferência Municipal de Educação estão avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE), propor eventuais adequações e subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE) para os próximos dez anos.

O Decreto nº 13.862, que convoca a Conferência Municipal de Educação, foi publicado em Edição Suplementar do Diário Oficial do Município da última terça-feira (14), assim como a Portaria n° 4.503, que designa os membros que compõem a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Educação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 18h do dia 16/12, pelo link https://forms.gle/FsdPbV8ox7XkYtXA7. Podem participar profissionais da Educação e toda a comunidade escolar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 3697-2363 ou 98871-0939.

“A Conferência é uma oportunidade rica para debatermos as políticas públicas educacionais, neste caso em específico o Plano Estadual de Educação de Minas Gerais. Por isso, aproveitamos para convidar toda a comunidade escolar para que a participação de todos os segmentos ligados à educação no município seja efetiva”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

Os debates serão divididos em sete eixos temáticos: Eixo I – PEE: democratização da educação – acesso, permanência, construção de conhecimento e terminalidade; Eixo II – PEE: Educação e Diversidade – reconhecimento, democratização, direitos humanos, justiça social, equidade e inclusão; Eixo III – PEE: financiamento da educação – gestão, transparência e controle social; Eixo IV – PEE: gestão democrática – participação popular e controle social; Eixo V – PEE: políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação – cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; Eixo VI – PEE: qualidade social, avaliação e regulação das políticas educacionais; Eixo VII – PEE: valorização dos profissionais da Educação – formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.