Estudantes classificados visitaram a sede da emissora

Poços de Caldas tem duas redações semifinalistas no Concurso EPTV na Escola 2023. A listagem com os 40 textos de toda a região Sul de Minas classificados para a próxima etapa do concurso foi divulgada pela organização na última segunda-feira (18). O tema do concurso neste ano é “Somos a natureza! Por que precisamos restabelecer a nossa relação com ela?”.

O município de Poços de Caldas selecionou 14 redações que representam a cidade no concurso de redação. Foram selecionados os textos de cinco alunos das escolas municipais, cinco das unidades da rede privada de ensino e quatro das escolas estaduais. Os 14 estudantes de Poços de Caldas classificados ganharam um dia de passeio em Varginha e visita à sede da EPTV, sendo que 11 puderam participar, além de três professoras.

“Parabenizamos a todos os envolvidos, os estudantes, as famílias, os professores e a equipe gestora de todas as escolas participantes e, em especial, os dois semifinalistas poços-caldenses”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

Em âmbito local, a primeira etapa do concurso foi coordenada pela Secretaria Municipal da Educação e Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. Em 2023, a Comissão de Seleção da etapa local foi formada pelas supervisoras pedagógicas da SME, Sandra Maria de Sousa Tavares e Rosa Maria Martins Alves, pelo Capitão PM Emerson de Araújo Garro Brito, Comandante da 18ª Cia Ind PM de Meio Ambiente e pelas representantes da Superintendência Regional de Ensino, Lais Suelen Ribeiro e Aline Juliane do Lago.

Ao final do concurso, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região Sul de Minas. A iniciativa tem como objetivo fomentar a pesquisa e discussão produtiva de temas importantes escolhidos anualmente pela EPTV, transformar os participantes em cidadãos críticos e possíveis agentes de transformação social em suas comunidades, por meio do processo de construção do próprio texto e oferecer uma oportunidade para os talentos da região, dando protagonismo e voz aos finalistas do concurso, com a divulgação de suas redações em uma série de reportagens exibida nos telejornais da EPTV.

Conheça os estudantes poços-caldenses semifinalistas no Concurso EPTV na Escola 2023:

Aluna: Alecssa Oliveira da Silva
Escola: Escola Municipal Caic – Professor Arino Ferreira Pinto
Professora: Raquel Vasques de Oliveira Figueiredo
Título da redação: O que não pode ser comprado

Aluno: Pedro Henrique Gonçalves Silva
Escola: Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida
Professora: Renata Ângelo Dutra Gaiga
Título da redação: Bela natureza.