Poços participa do 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas

No início da semana, o secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, participou do 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Cerca de 400 representantes de municípios mineiros participaram do evento, promovido pelo Governo de Minas.

O encontro teve como objetivo promover o fortalecimento das políticas públicas de cultura e turismo no estado e a aproximação entre a Secult e os municípios mineiros. Além disso, o evento oportunizou a troca de experiências e o intercâmbio de projetos de sucesso dentro dessas áreas.

O governador Romeu Zema esteve presente ao encontro, que contou também com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do secretário-adjunto da Secult, Bernardo Brandão, dos subsecretários de Turismo, Milena Pedrosa, e de Cultura, Mauricio Canguçu, além de representantes da Fecitur (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais), Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, AMM (Associação Mineira de Municípios), das Instâncias de Governança Regionais e entidades do Sistema Estadual de Cultura.

“Foi uma oportunidade rica de aprendizado e troca de experiências com cidades de outros portes e outras peculiaridades de gestão e de produção no campo da cultura, com as quais sempre aprendemos muito, além do estreitamente da relação institucional com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

No dia 6 de dezembro, Dutra participou da reunião da Comissão Executiva da Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da qual é secretário territorial da região intermediária de Pouso Alegre. A Rede de Gestores segue a divisão por territórios de Minas proposta pelo IBGE. O grupo de trabalho tem como objetivo articular o diálogo entre estado e municípios na área e conta com Sérgio de Paula como presidente, Joana Maria Coelho, como vice-presidente de Turismo, e Alex Tiso, como vice-presidente de Cultura.

Já no dia 7, foi realizado o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, no Palácio das Artes, que contou com mesas redondas para a apresentação dos gestores territoriais e das entidades vinculadas à Secult e apresentações técnicas.