Poços registra mais um óbito por Covid-19

Faleceu na tarde desta quinta-feira, 23 de abril, o paciente de 75 anos que estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva da cidade. Este foi o segundo caso positivo do Novo Coronavírus – Covid 19, no município. O paciente que testou positivo para a Covid-19, apresentou os primeiros sintomas após retornar de uma viagem feita ao Chile, no mês passado. Com o falecimento desta quinta, esta pode ser a terceira morte por Covid-19 na cidade, tendo em vista que um óbito já havia sido confirmado e outro segue em investigação.

O segundo óbito foi o de um paciente de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, no mês passado e testar positivo para a Covid-19. Este óbito já figura nas estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde.

O primeiro óbito foi o de um homem de 74 anos, que apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O serviço funerário e a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que por enquanto o classifica como um óbito em investigação. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas se solidariza com as famílias e com os amigos destes pacientes, neste momento de triste perda.

Situação em Poços

Mais dois casos confirmados foram incluídos na atualização desta quinta-feira, 23. Agora, são 12 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 no município. Destes, seis já cumpriram o período de quarentena, evoluíram bem e são considerados curados. Quatro seguem em isolamento domiciliar e dois se referem a óbitos confirmados na cidade. Até o momento, são 532 suspeitos notificados no município, dos quais 332 tiveram a investigação concluída: 32 por exame laboratorial com resultado negativo para Covid-19 e 300 que receberam alta por critério clínico. São 188 casos suspeitos em investigação, dos quais: 182 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Um paciente segue internado em ala, quatro pacientes internados em UTI e um óbito permanece em investigação.

Informe Epidemiológico Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, nesta quinta-feira, 23 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 84.871 notificações; 77.775 casos suspeitos; 1.308 confirmados; 5.737 descartados e 51 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.

Mudanças no Boletim Epidemiológico

Desde a sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas passou a adotar um novo modelo de Informe Epidemiológico, para divulgação das atualizações diárias referentes ao Novo Coronavírus – Covid 19. Em nova roupagem, a divulgação traz mais detalhes, com o objetivo de facilitar a compreensão e proporcionar maior entendimento da situação epidemiológica da Covid-19 no município. O formato original foi desenvolvido pelos setores de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Controle de Qualidade do Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, responsável pelo novo layout, simples e intuitivo. O novo boletim traz o número total de suspeitos notificados e as informações referentes a: investigação concluída, casos suspeitos em investigação e casos confirmados. O detalhamento inclui: casos descartados por exame laboratorial, alta por critério clínico, casos suspeitos em isolamento domiciliar, internações em ala/UTI, curados, óbitos confirmados e óbitos em investigação.