Poeta, jornalista e cronista, Ruth Guimarães é a escritora indicada nesta semana da Campanha Leia Mulheres Negras

“Nós precisamos saber da raiz negra de onde viemos. A história negra está por fazer, a literatura negra está por fazer, a poesia está por fazer.” A Campanha Leia Mulheres Negras indica nessa semana a escritora Ruth Guimarães. Ruth Botelho Guimarães nasceu em Cachoeira Paulista/SP, em 13 de junho de 1920. Notabilizou-se como tradutora e pesquisadora da literatura oral no Brasil, além de ser poeta, romancista, contista, cronista, jornalista e teatróloga. Também lecionou Língua Portuguesa por mais de 30 anos, em escolas da rede pública de São Paulo.

Ruth começou a escrever poesia desde pequena e publicou seus primeiros versos com dez anos nos jornais A Região e A Notícia. Oito anos depois, mudou-se para a capital do estado e ingressou na Universidade de São Paulo, onde cursou Filosofia e Letras Clássicas, além de Folclore e Estética. Também estudou Dramaturgia e Crítica na Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita, na USP.

Seu primeiro livro, o romance Água Funda, retrata a região do Vale do Paraíba e foi publicado em 1946, quando ela tinha 26 anos. Ele foi um sucesso de crítica e transformou a escritora em um ícone, principalmente por ser uma das primeiras mulheres negras a ser reconhecida na literatura brasileira.

Em Poços de Caldas, o Sistema de Bibliotecas Públicas está participando ativamente da campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais. Da autora, a Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, possui a obra “Lendas e fábulas do Brasil”. Já a Biblioteca Manuel Guimarães tem disponíveis para empréstimo as obras “Líderes Religiosos” e “Mulheres Célebres”.

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma autora negra, proporcionando aos leitores a oportunidade de valorizar as escritoras negras de todo o mundo. Leia Mulheres Negras!