Prefeitura de Poços participa da 1ª reunião do Fórum Estadual do Controle Interno

A Prefeitura de Poços de Caldas, através da secretaria de Controle Interno, participou da 1ª Reunião promovida pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), cujo propósito foi discutir a criação do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais, conhecido como Coneci.

Esse evento representa um marco importante para a gestão pública no estado, envolvendo promoção de integração, cooperação técnica, compartilhamento de informações e articulação entre seus membros.

A reunião, de forma virtual, contou com a participação do secretário de Controle Interno de Poços de Caldas, Rogério Oliveira Moisés, congregando aproximadamente 80 servidores responsáveis ​​pelo controle interno dos municípios mineiros. Entre os participantes estiveram presentes a controladora-geral adjunta de Belo Horizonte, Cláudia Fusco, o conselheiro fiscal da Associação Mineira de Municípios (AMM) e o prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos, a controladora-geral adjunta da CGE-MG, Luciana Cássia Nogueira, e o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle.

Rogério Moisés vai integrar o Coneci com o objetivo da melhoria do controle interno, especialmente em face da implantação de governança e compliance no município. Essa medida estruturante da administração tem sido objeto de ampla discussão entre os poderes executivo e legislativo local, conforme registrado no Projeto de Lei n.º 12/2023.

Em sua intervenção, o Controlador Geral de Poços de Caldas enfatizou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento do controle interno. “Esse ano de 2023 é especial para a Controladoria do município, pois marca o 30º aniversário de sua criação, ocorrido por meio da Lei 5.461/1993. Ressalto a dedicação incansável dos 58 servidores Agentes de Controle Interno que, ao longo das últimas três décadas, têm trabalhado incessantemente na busca de melhorias em todas as áreas da administração municipal.”

O Controle Interno de Poços de Caldas reflete o esforço contínuo para melhorar a gestão pública, promovendo transparência, eficiência e responsabilidade na utilização de recursos públicos. A integração no Coneci e a cooperação entre municípios mineiros certamente beneficiarão não apenas as instituições envolvidas, mas também os cidadãos, que verão os resultados positivos dessa colaboração na cidade.