
Termo de Cooperação foi assinado na manhã desta sexta, 28
O DMAE Poços de Caldas, por meio de seu diretor Paulo César Silva, firmou Termo de Cooperação Técnica com o diretor do Departamento Autônomo de Água e Esgoto -DAMAE de São João Del Rei. A assinatura aconteceu na manhã desta sexta, 28, no gabinete do prefeito Paulo Ney e contou ainda com a presença do prefeito são-joanense, Aurélio Suenes, acompanhado de seu vice, Rogério Cury Rocha e assessores.
O Termo de Cooperação Técnica visa a transferência de conhecimentos, experiências e tecnologias no âmbito do saneamento básico, visando a prestação de serviço público com eficiência. O Termo prevê a criação de grupos de estudos e definição de Plano de Trabalho e visitas técnicas quando necessárias, sem envolver transferências de recursos de ambas as partes.
Durante a assinatura do documento, no Centro Administrativo, o prefeito Paulo Ney se disse honrado com a parceria entre os municípios e colocou todos os setores da Prefeitura e também do DMAE à disposição no que for necessário para esta troca de experiências.
Já o prefeito de São João Del Rei, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo DMAE. “Nosso objetivo é estreitar relações com quem entende do assunto, e o DMAE dá um show na área de saneamento , sendo reconhecido não só em Minas como em todo país pelo trabalho que desenvolve. É este tipo de experiência que queremos levar ao cidadão são-joanense, para o desenvolvimento da cidade”.
Após a assinatura do Termo, o prefeito Paulo Ney ofereceu uma peça de cristal, confeccionada pela Cristais São Marcos ao prefeito Aurélio Suenes, como símbolo da parceria entre os municípios.

Autoridades de São João Del Rei visitaram diversas instalações do DMAE, como a ETE 1
Visita
A visita da comitiva de São João Del Rei passou ainda pelas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto, ETE1, a maior de Poços de Caldas e também pelas dependências do DMAE, passando por diversos setores como a Central de Controle e Operações, que monitora toda a rede de água via telemetria e Inteligência Artificial, o Setor Comercial e o laboratório de Hidrômetros, um dos únicos certificados do país.
De acordo com o diretor do DMAE São João, Romulo Viegas, os desafios no setor são muito grandes. “Este Termo de Cooperação vai nos auxiliar, na troca de experiencia técnica e parcerias. Hoje, São João Del Rei conta com 90% da cidade abastecida por meio de bombas elétricas, antigas, o que gerou uma dívida ao longo dos anos, com a CEMIG em R$100 milhões. Temos ainda uma inadimplência muito grande também nas contas de água dos consumidores, cerca de R$40 milhões”.
O diretor informa ainda que a cidade não possui hidrômetros. “Estamos hoje com uma decisão judicial para que a Prefeitura instale hidrômetros, por toda cidade, o que vai melhorar muito, porque os consumidores vão pagar o que realmente utilizam. Temos ainda um projeto de lei para parcelar essa dívida que a população possui com o DAMAE, tendo em vista período de inflação que hoje o país vive. Temos muito a caminha para chegar no nível que hoje está Poços de Caldas e vamos trabalhar juntos com o DMAE para essa transferência de tecnologia que só tem a beneficiar nossos consumidores”.
A equipe de São João Del Rei foi composta ainda por Walber de Oliveira, chefe de Gabinete; Alan Daher Bassi das Neves, Secretário de Obras e Infraestrutura; Claudio Lara Barbosa, Procurador do DMAE; e Lucas Fonseca, Diretor Operacional .



