Prefeitura garante manutenção e projeto de formação da Banda Municipal Maestro Azevedo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, firmou termo de cooperação com a Banda Municipal Maestro Azevedo, que visa à manutenção do tradicional grupo musical, contemplando as apresentações no Coreto da Praça Pedro Sanches aos domingos e o projeto “Toque para o futuro”, voltado para a formação de novos músicos.

Com investimento total anual de R$ 456 mil, o termo garante o repasse de R$ 38 mil mensais à Banda Municipal Maestro Azevedo, formada pelo maestro Miguel Brito e 30 músicos efetivos.

O termo de cooperação foi firmado em dezembro do ano passado e a banda já retomou os trabalhos em 2024. A parceria contempla as apresentações aos domingos no Coreto da Praça Pedro Sanches, das 10h às 12h, tradição que teve início no ano de 1932, com a inauguração do local. “A Banda Maestro Azevedo é de grande relevância para a cidade, sendo tombada como patrimônio histórico e cultural”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Também estão contemplados os ensaios com os músicos, as apresentações nas solenidades cívicas da cidade, a manutenção do projeto “Toque para o futuro”, escola de formação musical, com cerca de 60 alunos de instrumentos de sopro, violão, bateria e percussão, que funciona no bairro Dom Bosco, zona leste da cidade, além de ensaios conjuntos entre a Banda e os alunos do projeto.

O secretário municipal de Governo, Paulo Ney de Castro Jr., ressalta que o Poder Público Municipal envidou todos os esforços para firmar o termo de cooperação junto à Banda Municipal Maestro Azevedo, por entender e valorizar o legado e a importância histórica e artística do grupo para Poços de Caldas.

História
A Banda Municipal Maestro Azevedo foi fundada em 17 de agosto de 1914, quando alguns músicos das saudosas serenatas organizaram uma bandinha para tocar nas quermesses, leilões, procissões, circos de cavalinhos, touradas e outros eventos. A banda recebeu o nome de “Lira de Poços de Caldas”.

Em 1932, foi inaugurado o novo coreto na Praça Pedro Sanches no qual a Banda se apresenta regularmente todos os domingos até os dias de hoje. Em 1931, a banda passou a ser regida pelo maestro Joaquim Azevedo Filho, que escreveu lindas peças como dobrados, valsas, tangos, maxixes, choros e outras que são tocadas até hoje pelas bandas da região.

Em 1938, a banda tocou na inauguração da pedra fundamental da Basílica de Nossa Senhora da Saúde e, anos depois, na sua inauguração já totalmente concluída. Em 1945, tocou na chegada dos Pracinhas que voltaram da Itália no final da segunda guerra mundial. Nesta ocasião foi consagrada a marcha “Canção do Expedicionário”.

Em 1958, a banda passou a ser chamada Banda Municipal Maestro Azevedo, em homenagem ao maestro que mais marcou sua história. Em julho de 1994, a Banda recebeu “Diploma de Honra Mérito” pelos serviços relevantes prestados ao estado de Minas Gerais.

Em maio de 1996, a Banda recebeu da Câmara Municipal o diploma de “Gratidão da cidade”, pelos serviços prestados à comunidade de Poços de Caldas. Em 1998, a banda passou a ser regida pelo Maestro Miguel Francisco de Brito, o qual permanece até hoje.

Em 2005, a banda foi tombada pelo patrimônio histórico e cultural e, em 2006, foi selecionada para compor o livro “Tesouros do Brasil”. Em 2015, a banda criou o projeto “Toque para o futuro” que atende, de forma totalmente gratuita, mais de 50 alunos nos cursos de instrumentos de sopro, percussão, violão, prática de conjunto e teoria musical.