Prefeitura Participa do Encerramento Anual do PROERD, Beneficiando 38 Escolas e 2.300 Estudantes em Poços de Caldas

Aconteceu nessa semana o encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) que consolida seu papel fundamental na formação cidadã de jovens estudantes em Poços de Caldas. O programa, que atingiu expressivos resultados em 2023, abrangendo 38 escolas e envolveu cerca de 2.300 estudantes do ensino fundamental, promovendo a conscientização e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a tomada de decisões responsáveis.

A cerimônia de encerramento, contou com a participação do Coronel Trajano, Comandante da 18ª Região da Polícia Militar, o Tenente Coronel Afrânio, Comandante do 29.º Batalhão da Polícia Militar, o Auditor-Fiscal Eduardo Antônio Costa, Delegado da Receita Federal, secretário de Defesa Social Rafael Conde Maria, secretária Adjunta de Educação Deborah Brianezi, diretora Educacional da Superintendência de Ensino Ana Paula Rios dos Santos Dinali e o vereador Ricardo Sabino, representando o Legislativo.

Para a secretária adjunta de educação, Deborah Brianezi, o programa desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento saudável e na formação cidadã dos estudantes, reforçando o comprometimento da Prefeitura de Poços de Caldas com a construção de um futuro mais seguro e promissor para a juventude local. O PROERD emerge como uma ponte entre a defesa social e a educação, unindo esforços para construir uma sociedade mais segura, resistente às drogas e comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento pleno de todos.

O PROERD, cuja missão é orientar os estudantes sobre a resistência às drogas, busca equipá-los com ferramentas que os capacitam a tomar decisões sábias e conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

A solenidade contou ainda com a presença do mascote do PROERD, o LEÃO DAREN, e do PM Amigo Legal, além de professores, pais, alunos, familiares e gestores escolares, todos participando ativamente e contribuindo para o sucesso do programa.

A organização aproveitou a oportunidade para agradecer também a presença constante dos parceiros que apoiam o programa durante todo o ano letivo, assim como aos familiares e amigos que prestigiaram os formandos.

Com a participação de aproximadamente 1.200 pessoas, a solenidade refletiu não apenas a eficácia do PROERD, mas também o engajamento e o apoio o da comunidade poços-caldense à iniciativa.

Para o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, o programa foca na prevenção do envolvimento de jovens com substâncias ilícitas, reduzindo assim a incidência de crimes relacionados ao tráfico e consumo de drogas. “O PROERD não apenas instrui os alunos sobre resistência às drogas, mas também fortalece o vínculo entre a polícia e a comunidade, contribuindo para uma abordagem mais integrada e colaborativa na promoção da segurança e a o promover valores como responsabilidade, respeito e cidadania, o PROERD contribui para a formação de jovens conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais segura e justa.”