PREFEITURA REALIZA BLITZ EDUCATIVA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS EM PARCERIA COM DIVERSAS SECRETARIAS E PMMG

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COAD), promoveu uma blitz educativa intitulada “Prevenção: Compartilhe esta ideia”. A ação, que ocorreu na Rua Assis, esquina com a Rua Prefeito Chagas, teve como objetivo principal intensificar a conscientização sobre os danos causados pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Esta iniciativa foi uma homenagem ao Dia Internacional de Prevenção às Drogas, celebrado na mesma data, e teve um foco especial em crianças, adolescentes e jovens.

A blitz contou com a colaboração de diversas entidades, incluindo as secretarias de Promoção Social, Saúde e Defesa Social, além da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Esta união de forças visa disseminar informações cruciais para a prevenção e combate ao uso de substâncias nocivas.

O Impacto das Drogas na Saúde
As drogas, substâncias químicas que alteram funções biológicas no organismo, são classificadas em dois grupos: lícitas, permitidas por lei, como o cigarro e bebidas alcoólicas, e ilícitas, cujo consumo e comércio são proibidos, como a cocaína, o crack e a maconha. Apesar de serem permitidas, as drogas lícitas podem causar graves consequências à saúde humana, assim como as ilícitas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), houve um aumento de quase três vezes nas mortes relacionadas ao uso de drogas nas Américas entre 2000 e 2019.

A Responsabilidade Coletiva no Combate às Drogas
O combate às drogas é uma responsabilidade coletiva, demandando investimentos em prevenção, tratamento e políticas públicas eficazes. As ações realizadas no Dia Internacional de Prevenção às Drogas são vistas como passos importantes na luta contra o vício. No entanto, os indicadores de consumo de substâncias ilícitas continuam a crescer. Conforme o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 284 milhões de pessoas, na faixa etária entre 15 e 64 anos, usaram drogas em 2020, um aumento de 26% em relação a dez anos antes. Deste total, estima-se que 11,2 milhões estavam usando drogas injetáveis, sendo que aproximadamente metade vive com hepatite C e 1,4 milhões com HIV.

Ação do COAD e Mobilização em Minas Gerais
Josmar Andrade, presidente do COAD, destacou a importância das ações preventivas, afirmando que a prevenção é a melhor forma de mobilizar a sociedade e compartilhar a ideia da conscientização. Em todo o estado de Minas Gerais, diversas mobilizações estão sendo realizadas para promover atividades que incentivem o debate público sobre políticas relacionadas às drogas. Estas atividades buscam disseminar boas práticas de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas em situação de uso, abuso ou dependência de substâncias, além de engajar a sociedade no fortalecimento da agenda de prevenção.

Suporte Disponível
Para aqueles que precisam de ajuda, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps AD, localizado na Rua Paraíba, 200, no Centro de Poços de Caldas, oferece suporte. O centro pode ser contatado pelo telefone (35) 3697-2249.

Contato do COAD
Email: coad@pocosdecaldas.mg.gov.br