Prefeitura realiza pesquisa para identificar valores sociomorais nas escolas

Termo de Cooperação foi assinado entre Prefeitura e Fundação Carlos Chagas, na última quinta, 19

Prefeito Sérgio Azevedo assinou, na tarde da última  quinta, 19, Termo de Cooperação com a Fundação Carlos Chagas, por meio da Secretaria Municipal de Educação para realização da pesquisa ‘Avaliação dos valores sociomorais em plataforma digital com acesso on-line’, que será aplicada na rede municipal de ensino de Poços, mais especificamente nas salas de quinto ao nono ano do Ensino Fundamental II.

Participaram da assinatura , além do prefeito, o vice Flávio Faria, a secretária de Educação, Flávia Vivaldi, o coordenador do Centro de Referência do Professor,  Cleiton Donizete Corrêa Tereza e, pela Fundação Carlos Chagas, Adriano Moro e Marialva Rossi Tavares.

Trata-se de pesquisa censitária, em que as pessoas participantes não serão identificadas. O objetivo é avaliar , a partir de situações-problemas propostas , a  adesão aos valores sociomorais de Justica, Respeito, Solidariedade e Convivência Democrática em alunos e professores das escolas públicas municipais de Poços.

A pesquisa, realizada totalmente on line, é inédita no Brasil. É dirigida aos professores e alunos do quinto ao nono ano. “Poços é pioneira do Brasil no sentido de aplicar  escala de avaliação dos valores sociomorais por meio digital, numa perspectiva on line. No modo impresso, já implantamos este estudo em São Paulo, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo. Mas, em modo totalmente digital, Poços é pioneira”, destaca Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

Já a secretária de Educação, Flávia Vivaldi, ressaltou que a iniciativa integra as ações da atual gestão, dentro da proposta de oferecer um caráter científico ao ensino da rede municipal. “A primeira pesquisa realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas foi a respeito do clima escolar. Esta agora é para diagnosticar o nivel de adesão aos valores sociomorais, mais especificamente respeito, justiça, solidariedade e convivência democrática, por parte de professores e alunos da rede. Quando os resultados saírem, teremos diversos apontamentos, como por exemplo, unidades de ensino em que a Justiça deve ser melhor trabalhada. Em outras, o Respeito, e assim por diante”.

Todo o estudo vem de encontro ao que determina  o documento  Base Nacional Comum Curricular, que analisa competências não apensa cognitivas, mas também as relações interpessoais, a postura cidadã, entre outros.

De posse dos resultados, a escola poderá utilizar os questionários para mensurar a adesão aos valores sociomorais de seus alunos e professores; os professores poderão  usar os itens para criar atividades em sala de aula e discutir valores sociomorais com seus alunos; as escolas poderão, a partir dos resultados, elaborar um plano de ação voltado à educação em valores juntos aos seus alunos.