Premiações de teatro, dança e circo são destaques do Julho Fest

Teve início, no último sábado (13), a temporada de premiações artísticas dentro da programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas – Julho Fest 25 anos. O espetáculo “Circo Sombrio”, da Trupe de Ruah, foi um dos vencedores da 1ª edição do Prêmio de Incentivo ao Circo. Além dessa premiação, o Julho Fest contempla também o Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro e o Prêmio de Incentivo à Dança.

A peça foi apresentada na noite de sábado (13), no Rasgamundo, na Praça Pedro Sanches. No espetáculo, coisas impensáveis acontecem e os personagens realizam suas proezas circenses.

A primeira edição do Prêmio de Incentivo ao Circo tem por objetivo o fortalecimento das ações circenses no município, a ocupação de espaços públicos para fins artísticos, a contribuição para a melhoria das condições de produção da linguagem artística do circo, o estímulo à formação de público e a composição, com destaque, da programação do Festival de Inverno. Participaram companhias, trupes ou grupos circenses locais, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.

Teatro e dança
Nesta segunda-feira (15), no Teatro Benigno Gaiga, foi apresentado o espetáculo “A Cantora Careca”, da Cia. Tema de Artes Cênicas, vencedor do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro. Considerada a primeira obra da corrente batizada de Teatro do Absurdo, “A Cantora Careca” foi escrita pelo francês Eugéne Ionesco. O texto é irônico, com diálogos absurdos que levam a total impossibilidade de comunicação entre os seis personagens.

A premiação teatral, que está na 5ª edição, visa ao fortalecimento das artes cênicas no município, contribuindo para a melhoria das condições de produção dos artistas teatrais e o estímulo à formação de público, além de prestar homenagem ao saudoso ator, diretor, orientador teatral e fundador do Grupo Teatro Alvorada, Benigno Gaiga.

Já o Prêmio de Incentivo à Dança está na segunda edição, contribuindo para a melhoria das condições de produção da linguagem artística da dança, o estímulo à formação de público, além da construção da programação do Festival de Inverno Julho Fest – 25 anos.

Nesta terça-feira, dia 16, às 20h30, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, acontece a apresentação do espetáculo “Sol da Liberdade”, do Grupo Union Crew, vencedor do Prêmio de Incentivo à Dança – 2ª edição. O espetáculo de dança com repertório de Hip-Hop aborda a influência das matrizes africanas e a contribuição dos africanos aprisionados e de seus descendentes para a formação da nação brasileira.

Juntos, os três prêmios distribuem R$ 48 mil aos artistas locais. “As premiações estão pautadas nas diretrizes do Sistema Municipal de Cultura, conforme preconizado na Lei Municipal nº 9.037, de 10 de abril de 2015, com o objetivo de valorizar e incentivar os fazedores de cultura locais, contribuindo também para a formação de público e ocupação dos espaços pelo teatro e pela dança. Neste ano, temos também a primeira edição do Prêmio de Incentivo ao Circo, destacando a relevância da arte circense dentro da programação do Julho Fest”, destaca o diretor de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Gustavo Dutra.