Primeiro aparelho de Litotripsia da região é adquirido a partir da parceria com a Puc Minas Poços de Caldas

Crédito: Fernanda Garcia (ASSCOM PUC Minas Poços de Caldas)

Aconteceu na tarde desta terça-feira (15) a cerimônia de entrega do primeiro aparelho de Litotripsia extracorpórea da região.

O valor de investimento foi de R$ 480 mil. O equipamento que consiste em um laser pulsado ou contínuo, compacto e transportável é ideal para fragmentação de cálculos no trato urinário em geral.

O secretário de saúde, Thiago Mariano falou sobre a importância de proporcionar esse atendimento de qualidade à população. “Momentos significativos como esse que fortalecem a parceria com a PUC.  Esse trabalho conjunto possibilita proporcionar um padrão de alto nível e excelência na saúde pública que não perde para nada do que tem de melhor.”

Crédito: Fernanda Garcia (ASSCOM PUC Minas Poços de Caldas)

Já o prefeito, Sérgio Azevedo enfatizou o trabalho que está sendo realizado na secretaria de saúde. “Gostaria de parabenizar o Thiago e o Carlos que estão fazendo um trabalho único na saúde, é um grande exemplo. Nesse ponto fazemos a diferença, pois todos são atendidos e muita das vezes mais rápido do que na rede privada.”

A aquisição do equipamento é resultado do trabalho conjunto do município com a PUC Minas Poços de Caldas. De acordo com o professor, Fabiano Costa Teixeira a parceria com o município é exemplo de sucesso, tendo em vista que os 100 alunos da primeira turma de medicina formam esse ano e já terão uma experiência de atuação no SUS.

As ações realizadas pela PUC Minas Poços de Caldas na Saúde envolvem diferentes especialidade, que se relacionam com cursos de graduação ofertados pela Universidade nesta área, como Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Odontologia. O plano de contrapartida firmado com a Secretaria de Saúde se intensificou desde 2017, quando foi aberto o Curso de Medicina do Campus. Nos anos recentes, os investimentos na qualificação dos serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) somaram milhões de reais.

Participaram da cerimônia também o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas; o vice-provedor da Santa Casa de Poços de Caldas, Marcos de Carvalho Dias;além de funcionários do Hospital da Zona Leste,  representantes da secretaria de Saúde e da Santa Casa Paulista.