Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2 de abril, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do Procon e em parceria com a Secretaria de Promoção Social, promove uma campanha para a atualização das placas de atendimento preferencial e prioritário nos estabelecimentos comerciais do município. A iniciativa tem o objetivo de garantir a correta divulgação dos direitos ao atendimento prioritário, reduzindo a discriminação e o preconceito, especialmente em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação acontece logo após o lançamento do calendário Abril Azul, evento que será realizado no dia 2 de abril, às 14h, no Country Club. Durante a tarde, a equipe do Procon percorrerá os estabelecimentos comerciais da região central da cidade, distribuindo novas placas padronizadas que indicam a obrigatoriedade do atendimento preferencial, conforme previsto em Leis Municipal, Estadual e Federal. A legislação garante prioridade a idosos, obesos, gestantes, pessoas com deficiência, em tratamento oncológico, com fibromialgia, mobilidade reduzida, lactantes, responsáveis por crianças de colo e pessoas com TEA. No modelo atualizado das placas, também foi incluída a categoria de doadores de sangue, válida para aqueles que promoveram a doação no período de 120 dias.
A coordenadora do Procon, Fernanda Soares, reforça a importância da conscientização e do cumprimento da legislação. “Todos os estabelecimentos comerciais do município são obrigados a fixar a placa em local visível, próximo aos caixas e balcões de atendimento. Essa iniciativa é essencial para garantir que os direitos das pessoas sejam respeitados e para a sociedade compreender a relevância do atendimento prioritário.”
A secretária de Promoção Social, Marcela Carvalho, também destacou a importância da ação: “Campanhas como essa são fundamentais para garantir visibilidade às minorias e conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e da inclusão de todos os indivíduos.”
Conscientização sobre o Autismo
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, visando disseminar informações sobre o TEA e combater a discriminação. O autismo é caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e dificuldades na comunicação verbal e não verbal. No entanto, com acompanhamento adequado e terapias especializadas, muitas pessoas com TEA desenvolvem habilidades notáveis em diversas áreas do conhecimento.