Projeto em parceria com a Promoção Social concorre a prêmio nacional de Empreendedorismo Sustentável

O projeto Emancipa consiste 14 encontros de quatro horas cada, realizados semanalmente, onde são abordados temas ligados à gestão orgânica das organizações do terceiro setor e design de projetos para a geração de renda

Levar informação aos gestores e profissionais de instituições sociais, promover um ambiente de troca e interação e incentivar este público a buscar novas oportunidades de fomento: todos estes são objetivos do Projeto Emancipa, que atende a executores de 28 ações financiadas pela secretaria municipal de Promoção Social. Desde 2018, por meio de um chamamento público, a Guarda Chuva, empresa social, criada em 2015, como fruto do Trabalho de Conclusão do Curso de Gestão Cultural do Instituto Federal do Sul de Minas, se tornou parceira voluntária na execução do trabalho. “Nós tínhamos a ideia, sabíamos como fazer, e a Secretaria tinha acesso a este público-alvo do trabalho, pensamos então que seria a oportunidade de executar a prática do projeto. Nossa iniciativa consiste em uma escola e aceleradora para empreendedores sociais, por meio de conteúdos de gestão, empreendedorismo e inovação. Desde 2015, deste trabalho bem próximo com as organizações sociais, surgiu essa percepção da necessidade destas organizações de conhecer ferramentas de gestão, com o objetivo de emancipar tanto instituições quanto usuários. O próximo passo é ser uma curadoria de projetos, fazendo este elo entre quem quer fazer e quem quer investir estrategicamente em impacto social”, explica a educadora, empreendedora social e uma das fundadoras da Guarda Chuva, Francine Fernandes.

O projeto Emancipa consiste em formação de 56 horas, com 14 encontros de quatro horas cada, realizados semanalmente, onde são abordados temas ligados à gestão orgânica das organizações do terceiro setor e design de projetos para a geração de renda. Cada organização pode participar com até dois representantes e cada turma é formada por até 25 pessoas. Foram três turmas formadas no segundo semestre de 2018 e duas já iniciadas este mês, totalizando 15 Organizações da Sociedade Civil – OSC´s já atendidas, por meio de 24 profissionais formados na iniciativa. “A ideia é plantar a sementinha do empreendedorismo dentro das organizações sociais, por meio de uma mudança de mentalidade. As causas são muito importantes e as empresas estão se convencendo disso, de que o propósito vem na frente da marca”, ressaltou Francine. Para otimizar a dinâmica dos encontros, os grupos são divididos de acordo com a natureza do trabalho que executam ou do público que atendem, em: serviços socioassistenciais; pessoas em situação de rua; Acolhimento de crianças e adolescentes; serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Desde o início do projeto, a adesão foi total e todas as organizações aceitaram participar. “O que nós percebemos no dia a dia nosso é que o usuário depende do serviço e as instituições dependem da Prefeitura ou do poder público, de maneira geral. O empreendedorismo social vem com o intuito de romper esse ciclo de dependência e empoderar as instituições para que elas façam projetos com criatividade e respeito à própria filosofia, demonstrando que elas podem buscar outros meios também, como apoios e parceiros da iniciativa privada”, avaliou a secretaria de Promoção Social, Luzia Martins.

Prêmio Ozires Silva

O trabalho é um dos finalistas do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A iniciativa de Poços concorre na categoria Empreendedorismo Educacional

Os resultados têm sido tão satisfatórios, que o Projeto Emancipa é um dos finalistas da 12 edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A iniciativa de Poços concorre na categoria Empreendedorismo Educacional, na modalidade Empresa. A premiação inclui ainda as categorias Empreendedorismo Ambiental, Econômico e Social e as modalidades Estudante e Pessoa Física, também. “As organizações precisam se reinventar e dentro disso, a proposta é motivar as pessoas a tentar outros meios. Esta premiação representa mais visibilidade para boas ações no território brasileiro e a oportunidade de mostrar o protagonismo do interior”, comemorou Thaís Costa, também educadora e empreendedora social da Guarda Chuva. A premiação será no dia 13 de fevereiro em Curitiba, no Paraná. Além do Emancipa, o projeto Empreendescola – Formando Líderes do Futuro, também de Poços, concorre na mesma categoria de Empreendedorismo Educacional.

Fotos: Francine Fernandes