Com o propósito de explorar novas linguagens criativas, o projeto Cine Fricção oferece mais uma oficina de uma temporada iniciada em novembro, com diversas atividades formativas que envolvem teatro, moda e escrita. Comandada pela escritora e jornalista Jéssica Balbino, a oficina de escrita criativa, gratuita e aberta ao público, acontece nesta quarta-feira, 18 de dezembro, às 19h, no espaço Atelier Obra 255.
O Cine Fricção busca atingir as pessoas de maneira diferente e comprometida com a quebra de preconceitos relacionados à comunidade LGBTQIAPN+, promovendo nos últimos anos diversas ações em que os participantes possam se emocionar e refletir, abordando de forma sensível questões importantes que envolvem e impactam a sociedade de maneira geral.
Assim, Jéssica Balbino que, além de escritora e jornalista também trabalha como psicanalista, propõe esta oficina sobre a construção da nossa identidade, que se realiza principalmente por meio da linguagem. Ela ressalta que através da escrita, podemos compreender os signos que nos são apresentados e interagir com o mundo ao nosso redor.
“A linguagem permite que criemos pensamentos, representemos e recriemos os aprendizados adquiridos. Assim, a palavra se torna uma ferramenta poderosa, que vai além do habitual, tocando um lugar mais amplo e profundo de nosso ser. A escrita, seja em forma de poemas, contos, crônicas, narrativas ou romances, é uma representação artística do mundo e daquilo que imaginamos que ele possa ser, tendo como base a palavra, sua ferramenta primordial”, destaca Jéssica Balbino.
Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no link: https://forms.gle/RtquEi6ogWTiGxLNA. A ação é gratuita e destinada a pessoas maiores de 16 anos.
Em novembro, a proposta também promoveu duas atividades de formação. A primeira delas foi a oficina “Imagem em Teatro”, conduzida pela artista Dani Silva, que, por meio de imagens, explorou referências visuais para reinventar a expressão teatral e criar novas narrativas. Já a oficina “Entre Linhas e Estilos”, ministrada por Thiago Silva com os convidados João Santos e Thomas Melo, teve como foco a moda e identidade, com uma análise profunda sobre a relação da comunidade LGBTQIAPN+ com esse tema. Durante a atividade, foi discutido como as roupas podem servir como forma de expressão de autenticidade e resistência, abordando a moda como uma ferramenta de empoderamento e visibilidade.
O ciclo formativo “Fricção” é viabilizado através de patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, direção de arte e comunicação para redes de Paulo Tothy, produção de Thiago Silva e Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, além do apoio do Atelier Obra255.
Para mais informações sobre as ações do Cine Fricção, acompanhe as redes sociais @cine.friccao e @carvalhoagenciacultural.
SERVIÇO
Oficina de Escrita Criativa com Jéssica Balbino
Data: quarta-feira 18 de dezembro de 2024
Horário: 19h
Local: Atelier Obra255 (Rua Miguel Cândido Fraga, 255, Jardim Centenário, Poços de Caldas)
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/RtquEi6ogWTiGxLNA