Projetos de Poços são aprovados no Compete Minas

Programa de investimento tecnológico teve apoio da Sedet na divulgação

Dois projetos locais foram selecionados pelo Compete Minas, programa do governo estadual que apoia financeiramente iniciativas de desenvolvimento tecnológico e de inovação de empresas mineiras.

O Compete Minas é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Fapemig, com o apoio da Fiemg, Faemg, Fecomércio, Ocemg e do Sebrae. É uma oportunidade para que empresários e empreendedores possam acessar recursos públicos não reembolsáveis para desenvolverem projetos de inovação e produtos tecnológicos dentro de seus negócios.

O programa impulsiona os setores econômicos do Estado, além de aproximar as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. Os projetos locais aprovados foram um desenvolvimento de produtos automotivos inovadores, da Pradolux, e um de desenvolvimento de faróis automotivos e agrícolas com tecnologia em LED, da Luxparts.

Empresas locais se inscreveram após um evento de divulgação do Compete Minas, com presença do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo Oliveira, promovido em Poços pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em março deste ano. “Foi o pontapé inicial dessa conquista das empresas de tecnologia de Poços. O fomento de projetos locais é um elemento crucial para o crescimento econômico e social de qualquer localidade. Ao investir em empreendimentos que surgem no próprio estado, o Compete Minas não apenas catalisa o desenvolvimento tecnológico, mas também cria um ambiente propício para a geração de recursos energéticos, o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, e o aumento da competitividade no mercado global”, diz o secretário da pasta, Franco Martins.

“Recebemos a notícia da aprovação com muita comemoração e gratidão. Parabéns pelo esforço do governo de Minas Gerais e pelo apoio incondicional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Poços de Caldas. O projeto da Pradolux no Compete Minas vai impulsionar ainda mais a nossa área de PD&I. Graças a este apoio, nunca antes visto em quase 50 anos de história, daremos um salto radical na competência de desenvolver produtos inovadores de iluminação e sinalização automotiva”, comenta o empresário Luis Prado Junior.

O investimento do estado nos projetos locais soma mais de R$ 2 milhões.