PSF SÃO JOSÉ REALIZA DIA CHEIO DE ATIVIDADES EM ALUSÃO AO AGOSTO DOURADO

A equipe do PSF São José realizou mais um evento em comemoração ao Agosto Dourado, com atividades educativas para pacientes, na tarde desta quarta-feira (30). A ação teve a intenção de promover a reflexão sobre a importância da amamentação, com a participação de 14 mulheres.

Foram convidadas gestantes que fazem acompanhamento no PSF e mulheres que estão amamentando seus filhos, além de todos os profissionais da unidade. A palestra foi ministrada pela médica pediatra Danielle Guimarães, que deu orientações e técnicas para auxiliar nos momentos difíceis da amamentação.

O dia também contou com pintura artística na barriga das gestantes, feita pelas estudantes do 6º período de medicina da PUC Minas Poços de Caldas, um trabalho que ajuda as mães a compreender como está o bebê, potencializando a conexão entre eles. Toda a ação foi registrada pelo fotógrafo voluntário Rafael Scassiotti, para que as mães guardem o momento como recordação. Quem esteve presente também recebeu mudas de pitanga doadas pelo Horto Municipal e salada de frutas, doadas pelo Banco de Alimentos.

A enfermeira Julia Silva destacou a importância da mobilização das Unidades de Saúde para a realização das ações em alusão ao Agosto Dourado. “Durante o mês de agosto, as equipes reforçam os serviços que são ofertados durante todo o ano. O intuito da Rede Municipal de Saúde é sempre acolher e sanar todas as dúvidas, para tornar esse momento da gestação ainda mais especial, como foi a tarde desta quarta, um momento muito agradável tanto para os pacientes, quanto para a equipe que se empenhou na realização do evento”.