Psicólogos que se cadastraram para prestar assistência à comunidade escolar do Dom Bosco participam de capacitação

Na tarde de ontem (18), os 86 psicólogos que se cadastraram para atender voluntariamente a comunidade escolar (profissionais, familiares e estudantes) da Escola Dom Bosco, ou desenvolver alguma ação junto às Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Poços de Caldas participaram de uma capacitação com um representante do Comitê de Emergências e Tragédias do Conselho Regional de Psicologia.

A Centralização desse Serviço Assistencial é importante para garantir a segurança de ofertar um trabalho responsável, ético e organizado, a fim de evitar maiores prejuízos.

A capacitação que aconteceu online abordou temas como: fortalecimento do apoio familiar e comunitário, avaliação de necessidades, comunicação adequada, o que se pode fazer, entre outros.

A coordenadora dos Programas de Saúde, Welles Meire Cava ressaltou a importância desse momento. “Um evento deste tipo pode resultar em danos pessoais, materiais, emocionais entre outros. Sob essa perspectiva, este trabalho de capacitação dos psicólogos da rede, voluntários e de instituições particulares visa discorrer sobre as possíveis intervenções do psicólogo e colaborações da Psicologia frente aos eventos de emergências e desastre. Agradecemos ao nosso CRP por nos capacitar frente ao o que aconteceu em nossa cidade e que prontamente nos atenderam. Estamos mais fortalecidos emocionalmente e tecnicamente capacitamos para atender.”

Dentre as ações, serão realizados grupos de acolhimento, atendimentos individuais, entre outras técnicas. Se faz necessário uma mudança do enfoque dos profissionais da Psicologia, que passa do diagnóstico à prevenção das comunidades, propondo intervenções que priorizam a subjetividade das pessoas.

Também foi apontada a importância do assunto ser discutido e desenvolvido em políticas públicas e de modo interdisciplinar. Ressalta-se ainda que o papel do psicólogo nesse contexto é amplo, abrangendo os diversos campos da Psicologia. As contribuições da Psicologia em situações de desastres e emergências abrangem atuações no desenvolvimento de planos de curto, médio e longo prazo para minimizar riscos, reduzir condições de vulnerabilidade e preparar para a resposta, considerando cada situação e cada comunidade.