Rede Municipal de Políticas Públicas de Prevenção às IST’s/AIDS é implantada em Poços de Caldas

A importância do diálogo com a sociedade civil sobre políticas públicas de saúde voltadas a prevenção de IST/AIDS foi a temática da Rede Municipal de Políticas Públicas de Prevenção às IST’s/AIDS de Poços de Caldas lançada dia 01/12/2023, promovida pelo Programa IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o lançamento foram apresentadas prioridades com destaque para as ações com populações chaves e prioritárias, pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e articulação com sociedade civil. O programa ainda ressaltou a necessidade de informações técnicas para os profissionais de saúde que fazem a aplicação da penicilina em usuários trans que fazem uso de silicone.

Em relação às prioridades, o destaque foi para questões relacionadas aos direitos humanos, com ênfase na prevenção combinada como estratégia para redução do estigma e do preconceito. Entre as demandas, a sociedade civil levantou a questão do racismo institucional, despreparo dos profissionais de saúde em relação ao uso do nome social nos serviços de saúde e identidade de gênero.

As ONG´s acentuaram também a necessidade de retomada do trabalho com jovens e colocaram como um dos eixos principais o trabalho em educação e saúde, com ênfase no Programa Saúde nas Escolas (PSE), que visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Uma outra preocupação levantada pelos membros da REDE, diz respeito a sustentabilidade programática e garantia do acesso universal ao tratamento.

As reuniões serão trimestrais.